por Glória Pereira
Tpm #95

Seu dinheiro sabe tudo sobre você. Que tal começar a tratá-lo como um amigo íntimo mesmo?

Dinheiro é uma energia de troca e foi inventado para facilitar os relacionamentos humanos. Inventado por homens, claro, há pouco mais de 3 mil anos. Desde então, as mulheres vêm descobrindo como consegui-lo e como desfrutar do seu poder.

O primeiro ponto é constatar que mulher e dinheiro são amigos íntimos. Porém uma amizade precisa ser construída e isso leva algum tempo. Imagine o dinheiro como seu amigo íntimo, que conhece seus desejos, suas fraquezas, seus sonhos, suas dificuldades, suas facilidades, suas tristezas e suas alegrias, seu passado e seu futuro. Você já tem uma velha forma inconsciente de lidar com ele: consumista ou entesouradora, desligada ou escrava, confusa ou raivosa. Essa forma afeta todas as suas outras relações afetivas, familiares, sociais, profissionais e também o seu futuro.

Quer ser meu amigo?
Primeiro, comece desvinculando seu amigo dinheiro de emprego, de salário, de dívidas, de cartão de crédito, de cheque especial, de impotência, de não realização... senão ele é amigo da onça. Imagine que beleza, moda, independência, poder, saúde, liberdade, educação, viagens estão definitivamente atrelados a essa energia de troca. Perceba a importância de desenvolver essa amizade com seu novo amigo dinheiro.

O dinheiro tem uma linguagem própria e, para construir essa amizade, você precisa aprender a se comunicar com ele, facilmente, de forma íntima mesmo. A base dessa linguagem são cinco verbos ativos: fazer dinheiro (que é diferente de ganhar dinheiro); negociar (que é comprar e vender tudo que você gosta e se interessa na vida); lucrar (que é criar “filhotes” de dinheiro); aplicar para os sonhos (que é preparar o futuro sustentável); e investir (para aprender a lidar com os riscos naturais da vida, sem perder o patrimônio).

Assim, seu amigo dinheiro está vinculado a poder, liberdade, decisão, relacionamentos, afetos, saúde, beleza, família, amigos, negócios, educação, investimentos, ou seja, tudo que há de bom. E então o cartão de crédito será um útil e moderno meio de pagamento, as dívidas sem juros uma forma de “fazer dinheiro” e antecipar desejos, e os investimentos financeiros passarão a fazer parte da sua intimidade. Para testar sua inteligência financeira, entre no site www.sinergianet.com.br. E, para palpitar, desabafar ou propor assuntos para minhas próximas colunas, escreva para cartas@revistatpm.com.br.

 

 

Glória Pereira é consultora de riqueza. Autora de vários livros sobre finanças pessoais, entre eles o best-seller A Energia do Dinheiro (Campus), e do jogo recém-lançado Negócio Sustentável®. Seu e-mail gloria.pereira@sinergianet.com

fechar