Abaixo as sacolinhas

Tpm

por Redação
Tpm #69

No dia 12 de setembro aconteceu na Fundação Bienal de São Paulo o lançamento da campanha “Eu não sou de plástico”, uma iniciativa da prefeitura de São Paulo com curadoria da jornalista Lilian Pacce. No evento, bolsas de mais de cem estilistas foram e

 
“Modinhas” dão preguiça em muita gente. Quase todas são de uma falta de criatividade que enjoa. Porém, raramente, existem aquelas que queremos aderir. Mostramos para as amigas, usamos com orgulho e com a certeza de que não estamos sujando nosso currículo fashion.

Há alguns meses, a estilista britânica Anya Hindmarch inventou moda na Europa. Lançou uma bolsa feita de tecido orgânico com a frase I’m not a plastic bag estampada em letras garrafais na sua lateral. A ecobag, que tem o intuito de substituir as sacolas de plástico dos supermercados, foi esgotada em praticamente todas as lojas em que ficou disponível.

Felizmente essa idéia chegou ao Brasil. Neste mês de setembro, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, de São Paulo, lançou a campanha “Eu não sou de plástico”, com o mesmo propósito da gringa. A iniciativa foi tão bem recebida que obteve o apoio da Associação Paulista de Supermercados e de muita gente envolvida no mundo da moda.

Com a ajuda da jornalista Lilian Pacce, do GNT Fashion, a secretaria reuniu mais de cem estilistas de todo o país para desenhar, cada um, uma bolsa ecologicamente correta. O resultado das criações foi exposto no dia 12, no Porão das Artes da Bienal de São Paulo. Foram 112 bolsas feitas para todos os tipos de gosto, por nomes como Marcelo Sommer (foto), Ronaldo Fraga, Adriana Degreas, Paula Raya e Fernanda de Goye.

Junto das bolsas, em pequenas etiquetas, os criadores deixaram depoimentos do que os inspirou durante o processo. Algumas marcas mostraram um comprometimento maior com a causa, como Cavalera, que usou como matéria-prima apenas plástico reciclado, ou Paula Ferber, que utilizou lona de caminhão. Franziska Hübner também foi criativa ao fazer sua bolsa com material reaproveitado de seus estoques.

Infelizmente, a maioria das ecobags foi feita com materiais que agridem o meio ambiente. Viu-se muito couro, materiais sintéticos e tecidos industriais. A marca Lenny, por exemplo, fez uma bolsa com couro amarelado e com verniz, que parecia mais uma bolsa comum da loja.

A maioria dos expositores ainda não divulgou se irá comercializar as bolsas. Por enquanto, quem já deu certeza foram as lojas Mara Mac, Thais Gusmão, Adriana Degreas e Jogê, a última a partir de outubro.

O lançamento na Bienal durou apenas um dia e nele foram distribuídas bolsas com o logo “Eu não sou de plástico”. Para quem quer conferir de perto, as criações dos estilistas serão expostas novamente de 19 de setembro a 4 de outubro no Senac Lapa Faustolo.

Vai lá:
Exposição “Eu Não Sou de Plástico”
Senac Lapa Faustolo - Rua Faustolo, 1.347, Lapa
De 19 de setembro ao dia 4 de outubro
Segunda a sexta, das 9h às 21h
É preciso ligar antes para confirmar a presença e levar 1 kg de alimento não perecível
(11) 2185-9800
fechar