Maria Ribeiro foi capa da primeira TPM e dez anos depois é nossa editora convidada
Em 2001, quando tinha 25 anos, Maria Ribeiro foi capa da edição número 1 da Tpm. Só isso seria suficiente para explicar sua participação como editora convidada neste mês em que a revista comemora uma década. Mas aquele foi só o começo de uma parceria que gera frutos até hoje. Vamos aos fatos. Maria ganhou outra capa, em agosto de 2010. Antes, em abril, nos levou por sua própria conta e risco ao set de Tropa de elite 2, na época das Páginas Vermelhas com o ator Wagner Moura (edição 97). Não fosse sua ajuda, não teríamos sido o primeiro veículo da imprensa a visitar os bastidores do longa mais esperado do ano passado.
Hoje, aos 35 anos, a atriz soma, no currículo, 10 filmes, 14 peças e a série Oscar Freire 279, com estreia prevista para outubro, no Multishow. Em janeiro de 2012, Maria interpreta a primeira vilã de sua carreira, em outra série, Davi, na Record, emissora na qual já fez quatro novelas – antes, fez duas na Globo. Mas seu marido, Caio Blat, surpreende ao contar que "nunca a vi tão contente e satisfeita com um trabalho quanto ao escrever as colunas da Tpm", diz, referindo-se aos textos autorais que, mês sim, mês não, ela assina na revista.
Em meados de outubro, entra em cartaz o documentário que marca a estreia de Maria na direção de longas-metragens, Domingos, sobre o cineasta e dramaturgo Domingos Oliveira. No mesmo mês, enquanto monta seu segundo filme (sobre a casa onde morou com a família na infância), se prepara para subir ao palco com o espetáculo Deus é um DJ, sob direção do escritor Marcelo Rubens Paiva.
Foi ideia de Maria que ele fosse o entrevistado das Páginas Vermelhas. Para completar, ela encarna a repórter e, ao final da entrevista, também apresenta o bate-papo que teve com Marcelo sobre o tema da peça que ensaiam: a fama a qualquer custo.
Atriz-jornalista-produtora
Outro talento de Maria é o de produtora. Ela também agiliza fotos e se comunica com a redação várias vezes ao dia, mesmo dividindo o tempo entre ensaios, gravações, marido e os dois filhos (João, 8, do casamento com o ator Paulo Betti, e Bento, 1). Para esta Tpm, indicou a amiga e atriz Fernanda Nobre, uma espécie de consultora de decoração para Maria, que mostra seu apê aqui. Sugeriu também outra atriz, a Camila Rodrigues, que interpreta sua irmã na série Davi, para a seção de beleza.
Depois de dez anos de convivência, Maria é de casa. Siga seus passos e fique à vontade.