A notícia do dia é
A sentença da tragédia de Cromañón, que matou 194 jovens en 2004
Os tênis: marca da tragédia de Cromañón (Pepe Mateos)
Na noite do dia 30 de dezembro de 2004 um incêndio na casa de shows Cromañón, en Buenos Aires, matou 194 jovens e deixou outros 1.432 feridos. A maioria tinha entre 15 e 20 anos. A tragédia aconteceu durante o show da banda Callejeros que, segundo consta, incentivava o público a levar fogos de artifício para os shows.
Como se não bastasse, a casa de espetáculos não contava com extintores e as portas da saída de emergência estavam travadas. Omar Chabán, dono de Cromañón, era conhecido na noite portenha por não dar a mínima pelota para o quesito “segurança” em seus estabelecimentos. Tanto é que, passada a tragedia, a legislação – bem como a fiscalização – de bares e boates em Buenos Aires ficou muito mais severa.
Amigos relatam que antes da tragédia a coisa mais comum do mundo era ir a shows em porões onde havia água no piso por entre os equipamentos, entre a fiação entre as pessoas. Lugares sem janela e com qualquer quantidade de pessoas. Por isso houve um período pós-Cromañón em que a noite portenha desapareceu. É que quase ninguém cumpria com os novos requisitos de segurança.
Cinco anos depois, é chegado o dia da sentença. Omar Chabán foi condenado a 20 anos de xadrez. Diego Argañaraz, manager da banda, a 18 anos. Os integrantes da banda, no entanto, foram absolvidos.
Os fãs (o que não falta é a pichação “No condenen a Callejeros” pelos muros da cidade toda) ficaram felizes e festejaram na porta do tribunal com chuva de papel picado. Os familiares das vítimas, revoltados com a sentença e também com a reação dos fãs, ficaram ainda mais indignados. Houve tumulto e corre-corre.
Ouvi na rádio agora há pouco que nove policiais ficaram feridos nessa história.
E essa é a notícia do dia.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Tpm
Morre o inventor do biquíni de lacinhos
-
Tpm
DESPIDA: quando tiraram minha roupa sem consentimento em imagens geradas por inteligência artificial
-
Tpm
15 famosos nus nos 15 anos da Tpm
-
Tpm
Gilda Midani
-
Tpm
Assumidos, pelados e livres
-
Tpm
Quadrinhos eróticos feitos por mulheres
-
Tpm
Marcello Melo Jr.