Por Redação
em 21 de setembro de 2005
Pedalar 400 km num único dia é coisa para valente. Fazer isso por 12 dias seguidos é coisa para maluco. Mas mais louco é que o atleta que conseguir essa incrível média será apenas o último colocado da competição.
Assim é a Raam (Race Across America), prova que atravessa os EUA de costa a costa e é considerada por muitos especialistas no assunto como a mais dura competição de longa duração.
A prova surgiu em 1982 após o americano John Marino e mais três amigos encararem o desafio de cruzar o país sobre uma bicicleta. Eles partiram de Santa Mônica, na Califórnia, e só pararam à porta do Empire State Building, em Nova York. Pouco depois a experiência deles virou competição.
No início restrita a meia dúzia de alucinados; em sua 20ª edição, cujo prazo limite para conclusão termina amanhã, foram 61 atletas inscritos. Desses, a organização espera que apenas metade conclua oficialmente a prova.
O atual circuito tem a largada em Portland, Oregon, e termina em Pensacola Beach, Flórida. São 4.800 km cruzando 11 Estados, subindo, descendo, com ar seco e frio, quente e úmido, vento, chuva e, para os que querem chegar na frente, duas a três horas de sono por dia. ‘Às vezes parece que os EUA são só montanha acima’, comentou um competidor.
Dividida em oito categorias que vão do time de quatro masculino à solo feminina, passando pela de dupla mista, as largadas aconteceram entre os dias 16 (solo e dupla feminina) e 18, e, diferentemente dos anos anteriores quando os competidores tinham até 48 horas depois do vencedor para cruzar a linha de chegada, amanhã ao meio-dia será o corte, quem chegar chegou; caso contrário, o tempo do último posto de controle será oficializado.
O time masculino britânico ‘RAF’ foi o primeiro a chegar, com o tempo de seis dias e 45 minutos, cerca de nove horas à frente do segundo. O único time feminino completou a prova em sete dias, seis horas e 55 minutos. Nesta categoria, os ciclistas se revezam no pedal enquanto os outros descansam no carro de apoio.
Na categoria solo, que não tem essa ‘moleza’, o grande campeão foi o austríaco Wolfgang Fasching, 34, ao completar o percurso em nove dias, três horas e 38 minutos, média de 526 km/dia. Ele e o segundo colocado, o americano Rob Kish, 47, têm se revezado na primeira posição nos últimos seis anos, três vitórias para cada.
Em 2001, Fasching abdicou de defender o título para escalar o Everest e, segundo sua avaliação, a Raam é física e psicologicamente mais difícil, enquanto o Everest é mais perigoso: ‘Você pode morrer lá, você não morre na Raam’.
Este ano apenas um brasileiro disputou a prova, o paulista Ricardo Arap, 34. Campeão em 98 fazendo dupla com Alexandre Ribeiro, ele vinha tentando disputar a solo desde 99, quando seu patrocinador à época desistiu do projeto a poucos dias da prova.
Mas ontem, após dez dias pedalando sozinho, teve que abandonar. Emocionado, disse que no primeiro dia faltou combustível no carro de apoio e no terceiro tomaram um caminho errado, que o deixou a 12 horas dos líderes.
Para alguns poucos a vitória está em conquistar recordes; para outros, ‘basta’ chegar em primeiro; para maioria, nesse tipo de competição, em terminar a prova, mas, apenas encarar um desafio como esse é coisa de campeão.
Feira
Será hoje, na Surf & Beach Show, a entrega do prêmio Big Trip 2002 conquistado por Eraldo Gueiros. Em seguida haverá show da Tribo de Jah e da Billabong Band.
Super Surf
Semana que vem, em Ubatuba, acontece a terceira das seis etapas do Brasileiro. Armando Daltro é o líder do ranking.
King of skate
Envolto em muita expectativa, será amanhã a estréia na TV (pay-per-view) americana do desafio que reúne seis dos maiores skatistas do mundo.
BMX
Está quase pronta a pista de bicicross do Parque Villa Lobos. A inauguração será em agosto com a sexta etapa do Paulista.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu