por Ricardo Schott

Ex-Engenheiro do Hawaii, Humberto Gessinger lembra de seu primeiro hit

Preparando disco solo, o ex-Engenheiro do Hawaii Humberto Gessinger lembra de seu primeiro hit sulino.

Quase 30 anos após cantar seus versos “Você precisa de alguém que te dê segurança/senão você dança”, Humberto Gessinger se sente seguro para lançar o primeiro álbum solo em abril. Já “Segurança”, a canção (1985), surgiu para os Engenheiros do Havaii numa época em que nada parecia tão tranquilo.

“A gente excursionava pelo Sul e ‘Segurança’ tocava nas rádios, era a única música que conheciam da gente. Lembro que levávamos os pratos da bateria no cobertor da mãe do Carlos [Maltz, que dividia a banda com Humberto e o baixista Marcelo Pitz], presos com fita-crepe, e achávamos isso o maior profissionalismo. Fora do Sul, nem chegou a ser um grande hit”, diz Gessinger, que mal se lembrava que a música tinha sido incluída até numa trilha de novela, Corpo santo, da falida Rede Manchete (1986).

Yuppies nos anos 80, hipsters de agora, eis o tema da letra – que fala de um bon-vivant que “tinha um Puma GT com vidro fumê” e “vestia Yves Saint Laurent”. “Um locutor de rádio falou: ‘Essa música é um hino para nós, que somos assaltados, não temos segurança!’. Mas não era nada disso!”, diz Gessinger, lembrando ter recorrido a uma ironia da qual sentia falta nas bandas.

“Era para falar sobre as pessoas que buscam segurança nos símbolos de status. Aquela coisa meio playboy”, explica.

matérias relacionadas