Oito sites recheados dos mais bonitos e interessantes infográficos disponíveis na internet
Depois de aproximadamente 10 anos na internet, os infográficos tornaram-se a mais difundida forma de exposição de dados em mídias digitais, tornando-se a cada dia mais complexos, interativos e inovadores. No Brasil e no exterior, esta forma de design tornou-se sinônimo de informação na internet, transportando para o meio digital a mesma revolução que causaram na imprensa escrita nos anos 70 graças principalmente à influência de Peter Sullivan e seu trabalho no The Sunday Times.
O austríaco Otto Neurath criou no início do século passado uma relação de figuras pictográficas humanas que viraram padrão na construção de infográficos. Daí em diante, as ilustrações passaram a andar de mãos dadas com as informações escritas. Antes de ser definitivamente adaptada para os jornais e revistas, a arte do infográfico foi impulsionada pelos estudos do estatístico americano Edward Tufte, nascido em 1942. Foi ele quem publicou toda a base teórica que serve à produção de infográficos ainda hoje.
As origens dos infográficos remetem à origem das sociedades humanas como nós conhecemos. Mesmo as pinturas rupestres e os primeiros símbolos usados pelos homens podem ser considerados uma espécie de gráficos de informação. Um dos mais antigos exemplos de infográficos como conhecemos hoje foi criado pelo padre, físico e astrônomo alemão Christoph Scheiner em 1626, em sua obra Rosa Ursina sive Sol. O livro compila uma série de estudos astronômicos e usa gráficos para mostrar o movimento dos astros no céu. Antes da chegada do século XX, os gráficos de informação já haviam se tornado uma forte referência na cultura popular e já eram usados para ilustrar livros e cartazes em geral.
Os infográficos chegaram à internet junto com a evolução do Flash (hoje Adobe, antes Macromedia). O programa de animação mais simples da informática permitiu a criação de gráficos minimamente interativos desde o princípio e hoje é uma das mais usadas ferramentas para a criação de sites e portais na rede. À partir daí, com a evolução da edição de vídeo digital, os infográficos passaram à ganhar mais essa mídia, aparecendo em filmes, clipes, comerciais, vinhetas e programas de TV em geral, ganhando cada vez mais espaço na cultura popular.
E já que todo mundo adora um bonito e informativo infográfico, listamos 8 sites cheios dos mais diferentes e variados gráficos, que passeiam entre o mundo da música, do cinema, da ciência, das mídias digitais e dos mais variados assuntos que se possa imaginar. Veja nossa lista e divirta-se.
IBGE: O site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística possuiu muitos infográficos com os dados dos últimos censos populacionais brasileiros. Lá é possível achar dados divididos por estados, macro e micro regiões, cidades e municípios. Muito bem construído e disponível em três línguas, o site não deve nada para os portais de design mais completos do planeta.
Mídias Sociais Blog: O site brasileiro especializado nos novos tipos de comunicação digital não é um produtor de infográficos, mas possui uma sessão muito completa sobre o assunto. Lá o blog reúne os melhores gráficos sobre web 2.0 e sobre as redes sociais em geral, coletando várias fontes ao redor do mundo. Vale a pena dar uma olhada.
Daily Infographic: Este site colaborativo entrega o que promete: Um infográfico por dia! Ali existem gráficos sobre os mais diversos assuntos, produzidos por profissionais de várias regiões do planeta. Seja sobre os Rolling Stones, usinas nucleares ou custos de educação, aqui é o lugar para procurar.
Curiosity Counts: Especializado em infográficos interativos, o site tem nove páginas de infográficos disponíveis para consulta, alguns deles totalmente diferentes dos formatos mais habituais de design. Na coleção deles tem até alguns vídeos cheios de gráficos, mostrando os diferentes caminhos que a produção deste tipo de arte pode tomar.
Cool Infographics: O blog de Randy Krump, presidente da InfoNewt, é mais um belo exemplo de coleção de gráficos. Os infográficos acompanham posts com análises de cada trabalho, perfeito para quem quer saber como produzir esse material de maneira mais efetiva.
The Infographics Showcase: O mais variado site da nossa lista reúne gráficos sobre todos os assuntos possíveis e o acervo é grande demais para ser visto na íntegra. Só na última semana, o site publicou infográficos sobre a maneira que as pessoas comem milho, o que determina os preços de seguros, os 10 tipos de amigos do colégio que aparecem no Facebook e um especial sobre marketing em internet móvel.
Good: O site não é exclusivamente uma seleção de infográficos, mas também conta com um acervo louvável. Vale uma espiada.
Mashable: Especialista em mídias sociais, marketing e tecnologia, o site já publicou centenas de infográficos em sua base de dados. Para quem ainda não conhece, especialmente quem gosta de saber o que há de novo no meio tecnológico, é um prato cheio.