Por que não Fernando Henrique X Luiz Inácio Lula?

por Luiz Alberto Mendes

 

Começaram as campanhas eleitorais para as eleições de 2014. Primeiro as fracas e já cansadas gravações para o horário gratuito das emissoras de televisão e rádio. São de péssimo gosto, muito mal produzidas e usam os mesmos artifícios de sempre. Não creio que, depois dos primeiros dias de início, a população assista aquele desfile de promessas absurdas e comprometimentos mentirosos. Quem tem TV a cabo esta a salvo; é só mudar de canal. Mas quem só tem TV aberta, como é a maioria da população do país, como faz? Desliga a TV e vai para a área tomar uma "fresca". Isso se não estiver fazendo o frio que tem feito. Pessoas que antes assistiam hoje não suportam mais; é muita cara de pau. Por exemplo Maluf, candidato a deputado federal, falando que "lutar de bandido é na cadeia" e em colocar a ROTA na rua. O sujeito nem pode sair do país que vai preso e aqui, solto a vomitar sandices. Ou então ouvir slogans como esse: "pior do que esta não fica, vote no Tiririca". Ainda militares radicais com dezenas de mortes nas costas, da chamada "bancada da bala", querendo ampliar seus podres poderes da Câmara Municipal para o legislativo do Estado...

Começaram as entrevistas; ocorreu aquele insólido acidente de avião; morreu um dos concorrentes ao trono real e pronto: o fundo mar foi revolvido e a água ficou turva. Mas não tão turva como aquela do caos total e da estrela guia que nos fala Nietzsche. Logo assentará a poeira e tudo continuará como dantes no quartel de abrantes.

O processo já esta encaminhado. Mas juro que todo Brasil queria que fossem outros os adversários. E acho um absurdo que não seja assim. Quem são nossos mais expoentes quadros que estão em choque político nessa eleição e que vão ficar de fora, somente apoiando seus candidatos? Quem são nossos políticos mais conhecidos e respeitados no mundo todo? Quem são nossos mais experientes políticos? Quem são os homens mais capacitados a dirigirem os destinos de nossa nação atualmente? Nem precisamos pensar muito para responder: Luiz Inácio Lula da Silva por um lado e Fernando Henrique Cardoso pelo outro. Não eram eles que deviam assumir o sacrifício de disputarem as eleições?

Creio que essa sim seria uma disputa verdadeira que carrearia maior significado as essas eleições e definiria os destinos do país. Seria como uma Copa do Mundo, guardadas as proporções. Imagine-se um debate entre Lula e Fernando Henrique atualmente. Lula esta muito mais preparado, é um homem de importância internacional. Com certeza hoje o debate ficaria mais igual e, provavelmente, todos os brasileiros assistiriam empolgados. Eu mesmo queria estar à frente para absorver tudo o que esses grandes homens brasileiros (mesmo sendo contra, não há como negar) pudessem oferecer de conhecimento e experiência.

                                         **

Luiz Mendes

23/08/2014.      

fechar