Dez projetos colaborativos que você precisa conhecer
Wanna Surf
É basicamente um guia colaborativo de picos para surfar. Depois de se registrar, o usuário pode cadastrar um pico com um link no Google Maps e adicionar informações sobre acesso, postar vídeos, fotos e fazer descrições do lugar. Já estão cadastrados mais de 8.500 em 157 países de todos os continentes do mundo.
www.wannasurf.com
Post Secret
Um dos mais antigos sites colaborativos, foi criado por um pequeno empresário americano. Completamente anônimo, para participar basta enviar um cartão-postal com um segredo. São enviadas confissões de todos os tipos: dificuldades financeiras, revelações sobre sexualidade e sentimentos. Na rede desde 2005 e com mais de 360 milhões de acessos, o projeto já rendeu livros e até exposições dos cartões decorados.
www.postsecret.com
YouTube Life in a Day
O site de vídeos mais popular da internet lançou um desafio aos seus usuários. Fazer um vídeo no dia 24 de julho de 2010 para gerar o primeiro documentário colaborativo de que se tem notícia. Mais de 80 mil vídeos foram enviados de 197 países. O resultado final será exibido em janeiro de 2011 no Festival de Sundance e será dirigido por James Cameron e Kevin McDonald.
www.youtube.com/user/lifeinaday
Rojo
A Rojo começou como uma revista que recebia colaborações de artistas de todo o mundo. Hoje tem uma revista impressa, que compila o melhor que veio da internet. O conteúdo ainda é preenchido de forma colaborativa, além de gerar material para exposições. Todos os artistas interessados podem enviar suas obras e participar da Rojo.
www.rojo-magazine.com
Radiohead Prague
No YouTube é comum encontrar trechos de shows filmados pelas câmeras amadoras dos fãs, na maioria das vezes, com o áudio ininteligível. Os fãs tchecos do Radiohead levaram essa ideia ao extremo ao reunir várias dessas filmagens e reconstituir uma apresentação inteira da banda em agosto de 2009. O resultado ficou tão bom que a banda cedeu o som do show e pode ser visto no site do projeto ou baixado de graça. Houve uma iniciativa anterior a essa no Brasil, o Rain Down (raindown.com.br), datada de abril de 2009, mas que não pôde contar com o apoio oficial da banda.
www.radiohead-prague.nataly.fr
Miranda July
A artista americana Miranda July começou em 2005 o projeto Learning to Love You More, que propunha pequenas tarefas aos internautas, como tirar fotos sentado em cima de uma árvore e fazer um cartaz de protesto. Os resultados eram todos compilados e publicados num blog, depois viraram livro e exposição.
www.mirandajuly.com
Open File Toronto
Dedicado ao noticiário local da cidade de Toronto, no Canadá, o projeto Open File é formado por uma equipe de jornalistas que investiga pautas sugeridas pelos leitores. Uma vez postados no site, os artigos podem receber conteúdo colaborativo extra, como fotos e vídeos. Algumas pessoas até se arriscam a fazer suas próprias reportagens a partir de algo que viram no Open File.
www.openfile.ca
Star Wars Uncut
Trata-se da refilmagem de um episódio inteiro da série criada por George Lucas feita inteiramente por fãs do filme. Cada um escolheu 15 segundos do quarto capítulo (Uma Nova Esperança) e refez a seu gosto. A refilmagem completa já está pronta, mas ainda não foi lançada devido a questões legais. Segundo Casey Pugh, o criador, remakes de outros filmes serão feitos.
www.starwarsuncut.com
The Johnny Cash Project
Como forma de homenagear Johnny Cash, o site convida quem quiser participar para desenhar em cima de um frame do clipe “Ain’t no grave”, do último disco do cantor. O resultado final é uma mistura de desenhos que segue a sequência do vídeo, que muda conforme as contribuições que chegam.
www.thejohnnycashproject.com
Zoo Universe
Quando os astrônomos da John Hopkins University se viram com um número de imagens além da conta, decidiram tentar pedir ajuda aos amantes dessa ciência para classificar as galáxias que os telescópios capturam diariamente. Nasceu o Galaxy Zoo, que já recebeu mais de 100 milhões de contribuições de 250 mil usuários registrados.
www.galaxyzoo.org