Exposição com objetos originais dos filmes de Stanley Kubrick chega a São Paulo em 2013
Na estrada desde 2004, quando estreou no Museu Alemão do Cinema (Deutsches Filmmuseum), em Frankfurt, a mostra Stanley Kubrick: uma exibição já passou por oito museus em sete países diferentes. Trazendo objetos de cena, maquetes, equipamentos de efeitos especiais e figurinos originais de virtualmente todos os filmes do diretor, a exibição deve finalmente chegar ao Brasil no segundo semestre de 2013, quando aporta no Museu da Imagem e Som de São Paulo, o MIS.
A exposição, que tem curadoria da viúva do cineasta, Christiane Kubrick, e do Arquivo Stanley Kubrick da Universidade de Artes de Londres já passou por Alemanha, Austrália, Itália, Bélgica, Suiça, França e Holanda. No próximo dia 1 de novembro, a mostra cruiza o Atlântico pela primeira vez e chega aos Estados Unidos, onde fica em cartaz no Los Angeles County Museum of Art (LACMA) até junho do ano que vem.
O evento é dividido em salas individuais para cada um dos filmes dirigidos pelo cineasta, exceto por Medo e Desejo, de 1953, um filme que o próprio Kubrick não considerava digno de sua obra. O acervo da exposição que chega ao Brasil trará peças de A Morte Passou Perto (Killers's Kiss, com Frank Silvera e Jamie Smith), O Grande Golpe (The Killing, comSterling Hayden e Coleen Gray), Glória Feita de Sangue (Paths of Glory, com Kirk Douglas e Adolphe Menjou), Spartacus (com Kirk Douglas e Laurence Olivier), Lolita (baseado no clássico de Vladimir Nabokov com James Mason e Sue Lyon), Dr. Fantástico (Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb, com Peter Sellers), 2001 - Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Odyssey, com Keir Dullea e Gary Lockwood), Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, baseado no livro de Anthony Burgess com Malcolm McDowell), Barry Lyndon (com Brian O'Neal e Marisa Berenson), O Iluminado (The Shining, com Jack Nicholson e Shelley Duvall), Nascido Para Matar (Full Metal Jacket, com Matthew Modine e John Terry) e finalmente De Olhos Bem Fechados (Eyes Wide Shut, com Nicole Kidman e Tom Cruise).
Além dos objetos dos filmes, a mostra traz ainda fotos da época em que Kubrick era repórter fotográfico da Look Magazine, ainda na década de 1940. Na galeria você vê algumas das muitas peças presentes na exposição, que chega ao Brasil em agosto do ano que vem.