por Nyle Ferrari

Óleos, ceras e bálsamos sem químicas agressivas, nem ingredientes de origem animal para cuidar dos pelos da cara

Barbudo, o paulistano Rafael Medeiros sentia dificuldade de encontrar produtos específicos para seus pelos faciais e quase sempre era obrigado a comprar na gringa. Até que, no ano passado, decidiu criar, junto à sua mulher Ariane Proença, a Lobo do Mar, marca que oferece ceras, óleos e bálsamos para dar um trato na barba — tudo vegano e 100% natural.

Segundo Ariane, vegetariana há 11 anos, a ideia de não incluir nada de origem animal nas formulações e investir nos ingredientes naturais foi uma consequência do estilo de vida consciente que o casal já levava. “Os produtos que encontrávamos por aí eram cheios de químicas e perfumes fortes. Ou não eram ecológicos como diziam”, explica. “Depois de alguns testes, vimos que é possível fazer produtos que são naturais, mas funcionam”.

O casal conta que os óleos hidratam a barba e a pele do rosto, sem deixá-la gordurosa, ajudando principalmente naquela coceira infernal que vêm com os pelos novos. O bálsamo, feito com manteigas vegetais como a de karité, dá um trato nos fios rebeldes e tem um efeito fosco. Já as ceras, graças à textura mais consistente, dão uma força para quem quer fazer estilo e ter um bigode de Salvador Dalí, ou domar os pelos que ficam abaixo do nariz. E eles garantem que toda essa alquimia dá certo. “Apesar de vendermos online, são nas barbearias onde nossos produtos mais vendem, porque as pessoas experimentam e gostam", conta Ariane.   

A paulistana diz que isso de homem não poder se cuidar está mudando. “Tem mais preconceito em relação a ter a barba do que cuidar dela, principalmente no trabalho”, enfatiza. “É muito curioso como, de barba cuidada, o homem muda até de comportamento e se sente mais confiante.”

Vai lá: O Lobo do Mar

Créditos

Foto: Vinicius Silva

matérias relacionadas