Lembrancinha de si mesmo
Coletivo de Barcelona usa Kinect e impressora 3D para fazer souvenirs instantâneos na rua
em 12 de abril de 2011
No meio de La Rambla, região central das mais famosas entre os turistas que visitam Barcelona, o coletivo catalão blablabLAB instalou uma banca de lembrancinhas diferente. Usando a tecnologia do Kinect, desenvolvido pela Microsoft para o Xbox 360 como meio de controlar o video-game sem controle, aliada a uma versão caseira das imensas impressoras 3D, os artistas criaram uma forma de transformar o próprio turista em souvenir. E ainda deixar muita gente de queixo caído.
Com um stand instalado em uma das mais movimentadas ruas da cidade, os artistas locais quiseram expor a relação entre espectador e protagonista, artista e turista e entre observador e objeto, usando o que há de mais recente em captação doméstica de movimento para explorar as possibilidades dessa tecnologia nova e ainda pouco disponível no mercado de compras.
De acordo com o comunicado oficial do projeto, “o usuário do equipamento se torna o produtor, assim como o consumidor, através de um sistema que o convida para atuar como uma estátua humana, com um souvenir pessoal como recompensa: uma pequena miniatura de si mesmo construída tridimensionalmente por uma reconstrução volumétrica gerada por três scanners estruturais de luz, os Kinects”
O blablabLAB afirma ainda que o projeto visa reunir todas as maiores manifestações artísticas informais que acontecem em La Rambla, fundindo esculturas, artesanato em geral e performances, “trazendo juntas diversas realidades e permitindo uma maior empatia entre os agentes que coabitam neste espaço público”.
Toda a tecnologia usada para a construção do scanner 3D do coletivo catalão é aberta e de acesso gratuita. Através de um controlador midi plugado aos três Kinects, o blablabLAB foi capaz de criar as figuras humanas a partir de uma perspectiva de 360º. Assim, e com uma impressora “doméstica” 3D Rapman 3.1, criou essa pequena maravilha da tecnologia moderna.
No vídeo no alto da página você vê a reação das pessoas e a máquina em funcionamento, com o bônus da trilha sonora muito boa. Logo abaixo você vê o trailer promocional crido pelo coletivo para a instalação Be Your Own Souvenir.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu