por Luiz Filipe Tavares

Nova edição brasileira do clássico de Anthony Burgess ganha ilustrações de Angeli

Um grande nome dos quadrinhos brasileiros encontra um clássico da literatura britânica. Angeli foi um dos três artistas convidados pela editora Aleph para criar as os desenhos que ilustram a mais nova edição nacional de Laranja Mecânica, maior sucesso do escritor Anthony Burgess. Publicado pela primeira vez em 1962, o livro completa neste ano o seu jubileu de ouro e chega novamente às livrarias de todo o Brasil no dia 22 de novembro.

Muito conhecido graças à adaptação para o cinema dirigida por Stanley Kubrick e estrelada brilhantemente por Malcolm McDowell, o livro conta a história do delinquente juvenil Alex, sua gangue de drugues ultra-violentos, sua família desfuncional e o processo de doma pelo qual ele passa após cair nas mãos das autoridades. Banida por 27 anos na Grã-Bretanha graças à violência explícita contida no filme, a película elevou o status do livro de Burgess, que até hoje é considerado um dos maiores trabalhos de ficção britânica na segunda metade do século XX.

Na nova edição nacional, a editora convidou mais dois ilustradores internacionais, que ao lado de Angeli, criaram obras para cada uma das três partes do livro. A primeira parte ("O Mundo de Alex"), foi ilustrada pelo quadrinista Dave McKean, colaborador de Neil Gaiman na famosa série Sandman. O paulista Angeli ficou responsável pela segunda parte, chamada "A Técnica Ludovico". A parte final ("Depois da Prisão") ficou na responsabilidade do argentino Oscar Grillo, um dos grandes nomes da arte contemporânea dos "hermanos".

A nova edição brasileira de Laranja Mecânica traz ainda mais atrativos na forma de material extra. Estão ali as notas redigidas pelo editor britânico Andrew Biswell, que contextualizou o texto original com observações escritas pelo próprio Burgess durante a produção do livro. O livro traz também textos inéditos de Burgess em português, incluindo um ensaio e dois artigos escritos por ele entre 1961 e 1973, uma entrevista com o autor de outubro de 1972 e seis páginas originais com as notas datilografadas pelo próprio autor.

Livro: Laranja mecânica (A Clockwork Orange)
Autor: Anthony Burgess (tradução de Fábio Fernandes)
Ilustrações: Angeli, Dave McKean e Oscar Grillo
352 Páginas
Preço: R$ 79
Editora: Aleph
www.editoraaleph.com.br 

matérias relacionadas