Lá e Cá
Por Redação
em 9 de março de 2006
Dois importantes circuitos de surfe estão com suas etapas de estréia em andamento. Em Queensland, Austrália, o Quiksilver Pro abre a 31ª edição do ASP World Championship Tour, a principal divisão mundial, e na praia da Ferrugem, Garopaba, SC, acontece o SuperSurf, o Circuito Brasileiro, que completa 20 anos.
Na Gold Coast a elite mundial inaugura a temporada na qual houve a maior renovação de toda a história, são 11 estreantes na lista de 45 atletas, entre os quais três brasileiros. Yuri Sodré, que na verdade retorna após seis anos, e Adriano "Mineirinho" de Souza e Pedro Henrique que entram com o status de contar com um título mundial na carreira.
O carioca Pedro Henrique foi campeão do Mundial Pro Júnior em 2000 e o paulista do Guarujá, Mineirinho, além do título na categoria júnior, conquistado aos 16 anos em 2004, venceu no ano passado a divisão de acesso, o WQS, para entrar pela porta da frente e com tapete vermelho no WCT 2006.
No sábado anterior ao início da etapa, em noite black tie, Mineirinho recebeu oficialmente seu troféu pelo título do WQS, enquanto Kelly Slater recebia das mãos de Andy Irons e Chelsea Georgeson de Sofia Mulanovitch os troféus do WCT.
Na terça de Carnaval, com ondas de até dois metros em Snapper Rocks, os melhores e as melhores do mundo estavam na água. O campeonato evoluiu até o fim da semana quando foi interrompido aguardando melhores condições. Ontem, com ondas pequenas na praia vizinha de Duranbah, a prova foi reiniciada. Três dos oito brasileiros que competem no circuito continuam na prova, Raoni Monteiro, Marcelo Nunes e Mineirinho, além de Silvana Lima, que já está nas quartas-de-final.
O Tour deste ano terá 12 etapas, a única novidade será a etapa mexicana em Porto Escondido, e a pergunta é se teremos novamente dois protagonistas, Slater e Irons, e 40 coadjuvantes, ou se outros nomes entrarão na briga pelo título.
Na Ferrugem 88 surfistas (64 homens e 24 mulheres) de 12 Estados iniciaram ontem a disputa do Brasileiro 2006. O grupo inclui estreantes bem cotados como o catarinense Jean da Silva,19, até veteranos, com o dobro de sua idade, caso do carioca Pedro Muller, campeão de 1989.
Mas devido a uma nova regra da ASP que proíbe a participação dos atletas que disputam o Mundial em provas não sancionadas pela entidade, alguns nomes de peso ficarão de fora do SuperSurf 2006 (o calendário conflitante se deve à proibição). Destaque para Peterson Rosa, único tricampeão nacional, e Silvana Lima, atual campeã, que estréia no mundial.
Este ano o circuito terá cinco etapas. As próximas serão em São Paulo, depois Bahia, terminando em outubro no Rio. Serão distribuídos mais de R$ 700 mil em prêmios incluindo dois carros 0 km. Em 2000, quando a Editora Abril assumiu o circuito nacional, ele estava desprestigiado. A transformação para SuperSurf foi vista com certo ceticismo e desconfiança de início, mas após seis edições o Brasileiro conquistou respeito e se firmou como o maior evento regional do surfe mundial.
NOTAS
Lá e cá 2 – verticalização
Em Jeffrey’s Bay, África do Sul, pessoas de bom senso lutam contra a aprovação de uma lei que tenta ampliar para 15 andares o limite das construções – www.savesupertubes.com. E em Maresias, SP, a história se repete, aqui com cinco andares e, em tese, nas áreas "congeladas". Apesar do discurso político, difícil acreditar que a medida não vai só contribuir para mais especulação imobiliária.
Em Jeffrey’s Bay, África do Sul, pessoas de bom senso lutam contra a aprovação de uma lei que tenta ampliar para 15 andares o limite das construções – . E em Maresias, SP, a história se repete, aqui com cinco andares e, em tese, nas áreas "congeladas". Apesar do discurso político, difícil acreditar que a medida não vai só contribuir para mais especulação imobiliária.
Skate – São Bernardo do Campo
Prometida para agosto de 2004 e com orçamento aprovado na época, a pista do ABC deve levar mais dois anos para ficar pronta. Pelo menos é essa a previsão dos operários da obra. Supervisionada por George Rotatory, a expectativa é de que vai valer a pena esperar.
Grom Search – sub 16
Este fim de semana na praia do Tombo, Guarujá, SP, será decidido o circuito organizado pela Rip Curl para as categorias de base. As categorias mirim e feminina valem vaga para a terceira edição do Mundial, que será disputada na Austrália em 2007.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip
Bruce Springsteen “mata o pai” e vai ao cinema
-
Trip
O que a cannabis pode fazer pelo Alzheimer?
-
Trip
Entrevista com Rodrigo Pimentel nas Páginas Negras
-
Trip
5 artistas que o brasileiro ama odiar
-
Trip
Um dedo de discórdia
-
Trip
A ressurreição de Grilo
-
Trip
A primeira entrevista do traficante Marcinho VP em Bangu