por Lia Hama
Trip #217

80 atletas participaram da primeira edição do torneio multiesportivo Rocky Man

No cenário de cartão-postal do Rio de Janeiro, 80 atletas participaram da primeira edição do Rocky Man, competição internacional que une surf, stand up paddel, canoa polinésia, corrida, mountain bike e parapente

Nas ondas do Arpoador, surfistas participam de uma competição acompanhada pelo público. Quando essa termina, é dada a largada para a prova de mountain bike, que vai até a lagoa Rodrigo de Freitas, onde tem início a disputa de stand up paddle, modalidade de remo em pé em cima da prancha. Começa então uma corrida pela Floresta da Tijuca até a praia de São Conrado, onde pousam parapentes que saltam da rampa da Pedra Bonita. De São Conrado à praia Vermelha é a vez da disputa entre canoas polinésias, seguida de corrida por Copacabana até o Arpoador.

A prova de revezamento acima ocorreu no dia 3 de novembro na primeira edição do Rocky Man, uma iniciativa da editora Rocky Mountain, que publica as revistas Go Outside (de esportes ao ar livre) e Hardcore (de surf). A ideia partiu de Caco Alzugaray, presidente executivo da editora Três e publisher da Rocky Mountain. “Estava assistindo pela TV a uma prova multiesportes de aventura chamada Dolomiten Man, que ocorre nas Dolomitas austríacas. Na hora me veio o insight de fazer uma prova dessas, mas no Rio de Janeiro”, afirma Alzugaray.

A competição reuniu 20 equipes, sendo 15 brasileiras e cinco estrangeiras. Foram cem participantes – 20 capitães de equipe e 80 atletas – que disputaram 25 mil dólares em prêmios. O primeiro lugar ficou com a equipe dos EUA comandada por Paul Romero, referência em esporte de longa distância.

“O nível foi altíssimo, com a presença de atletas como a campeã mundial de SUP Annabel Anderson, da Nova Zelândia, e o corredor Bernardo Fonseca, vencedor de maratonas na Antártida”, diz Lucio Del Ciello, capitão da equipe Ironman, de São Paulo, terceira colocada no ranking geral. Antonio Carlos Bonfá Júnior, o Totó, representante comercial da Trip, foi um dos membros da equipe. “A competição incluiu modalidades que não entram em provas de aventura tradicionais, como surf, stand up paddle e parapente em um cenário de cartão-postal. Foi animal”, diz.

Uma segunda edição do evento será realizada no segundo semestre de 2013. “Faremos pequenas mudanças, acrescentando ou retirando uma ou outra modalidade. Pretendemos abrir uma das etapas (possivelmente corrida ou SUP) para o público, para que atletas amadores possam participar. Agora é só polir um pouco mais a rocha, mas sem deixar que ela perca a essência”, explica Andrea Estevam, diretora de conteúdo e aventura da Rocky Mountain.

fechar