apresentado por Banco do Brasil

Quando o assunto é liderança hoje, o segredo é simples: compartilhar. Essa foi uma das conclusões da primeira edição do Inspira BB de 2018, em Belo Horizonte

"As evoluções do líder de hoje passam pelo desapego e pelo compartilhamento desse poder com os liderados, pois a liderança no século XXI muda de mãos a todo momento". Essa frase, dita pela palestrante e autora de livros sobre o universo corporativo Vania Ferrari, no palco da Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, fez parte do primeiro Inspira BB de 2018, que teve como tema "Liderança para um novo tempo". O evento, que aconteceu no último dia 3 de março, tem como objetivo compartilhar conhecimentos e experiências, e inspirar reflexões, ideias e ações sob novas perspectivas.

No encontro, Vania Ferrari propôs ainda uma analogia entre os crachás e as medalhas: "que são dadas por uma conquista, diferentemente do crachá, que rotula o que você ainda vai fazer antes mesmo de dar o primeiro passo". "Todos, porém, são multitalentos e, portanto, muito mais do que o rótulo que trazem pendurado no pescoço", concluiu.

Outro convidado a palestrar para os 1500 funcionários do Banco do Brasil foi o o filósofo e educador colombiano Bernardo Toro. “Ser líder hoje é ter a capacidade de criar condições estáveis para gerar relações 'ganha-ganha' (aquelas em que ninguém perde, todos ganham) nos níveis econômico, político, social, emocional e espiritual”, resumiu o intelectual.

Quem também entrou no palco para compartilhar o ponto de vista de alguém muito experiente em liderar grandes equipes foi o presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli. "Ter liderança no século XXI é trocar a hierarquia pela parceria, a comodidade por desafios, a obediência pelo compromisso. É necessário ainda ter capacidade de ouvir e de se colocar no lugar das pessoas, ser resiliente, fazer com o coração, ser seguido pelo exemplo e não pela autoridade", disse.

A jornalista Marília Gabriela, convidada para entrevistar o técnico da seleção brasileira feminina de vôlei José Roberto Guimarães, acrescentou um novo viés ao tema: "hoje somos, juntas, uma voz única, ecoada finalmente em todo o mundo. As mulheres exigem o respeito que sempre lhes foi devido", afirmou. Palmas da plateia.
Além dessas personalidades, palestraram também no evento quatro funcionários do banco. Carô Rennó - e sua trajetória de superação com a alopecia -, Lourdiane Melo - e a descoberta de um novo talento nunca imaginado -, Tamara Batista - e o aprendizado que a vida no mar lhe proporcionou - e Thiago Liberato - e sua lição de somos do tamanho dos nossos sonhos - dividiram com a plateia histórias de liderança, superação e muita emoção.

Créditos

Imagem principal: Gustavo Baxter / NITRO

matérias relacionadas