Ninguém Mais
Na tragédia que matou 48 pessoas soterradas no Morro do Bumba, em Niterói/RJ no ano de 2010 (imagine que morte horrível, soterrados), as famílias que viviam na encosta do morro foram levadas para um quartel de PM.
Para eles foram construídos 11 prédios pelo PAC, que daria para abrigar a todos. Mas antes da inauguração dos prédios, olha que decepção: eles restam com rachaduras e com fendas enormes. Por conta disso, os prédios foram interditados pela Defesa Civil pela falta de segurança existente. Na verdade, estão caindo aos pedaços, como bem mostrou reportagens televisiva e fotos em jornais. A conversa é de que serão demolidos e reconstruídos.
Sabe quanto se gastou para construir esses prédios? Cerca de 27 milhões de reais. Dinheiro jogado fora. O laudo dos engenheiros é de que a companhia construtora contratada usou material barato, fora das especificações exigidas pelo engenheiro responsável pela obra para suportar o peso e a pressão dos prédios.
É uma fortuna o que desce pelo ralo. Mas e ai, ninguém vai preso, ninguém precisa devolver esse dinheiro público? E a fortuna pessoal dos implicados, vai continuar crescendo? Parece que só eu tenho que cumprir a pena máxima do país e ainda pagar multas. Ninguém mais.
**
Luiz Mendes
01/04/2013.