por Luiz Filipe Tavares

A banda de seattle lança 1º disco desde 2009, The Devil Put Dinosaurs Here

Enfim, o Alice in Chains está de volta. Uma das maiores bandas de rock dos anos 90, o quarteto encabeçado por Jerry Cantrell lança na terça (28) o seu quinto álbum de estúdio, primeiro desde 2009, The Devil Put Dinosaurs Here. Esse é apenas o segundo disco do grupo desde a entrada do vocalista William DuVall na banda, substituindo o inigualável Layne Staley, morto em abril de 2002. A banda passou três anos parada após a morte do vocalista por uma overdose, e desde seu retorno aos palcos já lançou o excelente Black Gives Way to Blue (2009) e fez uma extensa turnê mundial que até passou pelo Brasil em 2011.

O segundo disco da banda de Seattle com DuVall nos vocais já saiu do forno com status de clássico. E na primeira audição já dá pra sacar que se trata de um trabalho superior ao seu antecessor em todos os sentidos: seja no poder dos riffs, nas letras ou nas linhas de voz dobradas e melódicas - marca registrada do grupo que sempre contou com dois vocalistas excepcionais. O álbum foi produzido por Nick Raskulinecz, ex-engenheiro de som do Sound City, que já trabalhou com Foo Fighters (One by One e In Your Honor), além de ter produzido discos de Deftones, Coheed and Cambria, Stone Sour, Mondo Generator, Danzig, Rush, Death Angel e o próprio Black Gives Way to Blue.

The Devil Put Dinosaurs Here já está em pré-venda no site do iTunes, onde você pode ouvir prévias das 12 músicas do álbum. Para divulgar o disco, Cantrell e Duvall farão amanhã (28) um Reddit IamA, uma entrevista em tempo real na comunidade do Reddit. A conversa começa ao meio dia, horário de Brasília, no canal IamA do site

Na lista abaixo você vê o Chains em seis momentos distintos da carreira, incluindo o primeiro single do novo disco, "Stone".

Os primórdios: show na íntegra do Chains ao vivo no Off Ramp de Seattle em agosto de 1990, pouco depois do lançamento do álbum de estreia, Facelift

 

Consolidação: música mais representativa do som da banda em seu segundo disco (Dirt, de 1992), "Rain When I Die"

 

O limite da Laney: clipe de "Grind", do último álbum de Staley à frente do grupo, o disco Alice In Chains de 1996

 

DuVall mostra seu valor: Novo vocalista apresenta o clássico maior "Would" no Chile em 2011

 

Nova fase: "Black Gives Way To Blue", faixa-título do álbum de retorno da banda, ao vivo na TV inglesa

 

Nasce um clássico: "Stone", o primeiro single do novo disco, The Devil put Dinosaurs Here

 

Bônus: Acústico MTV do Alice In Chains na íntegra (1996, ainda com Laney Staley nos vocais)

Vai láhttps://itunes.apple.com/album/the-devil-put-dinosaurs-here

matérias relacionadas