AGULHA NO PALHEIRO 4

por Alê Youssef

A busca pelos bons candidatos para o legislativo. Destaco hoje MARCELO FREIXO do PSOL/RJ

Durante a campanha eleitoral publicarei aqui a série especial "AGULHA NO PALHEIRO" - para valorizar candidatos a deputados (estaduais e federais) que estão sendo honestos com a viabilidade das suas propostas e com a conduta da suas campanhas.

Faço isso, pois acredito que devemos romper com a postura passiva da reclamação constante ou da analise cômoda e distante. A consciência cidadã plena, parte da percepção de que todos nós, usando as ferramentas que estão às nossas mãos, podemos trabalhar para transformar nossa política.


AGULHA NO PALHEIRO 4:

Marcelo Freixo, candidato a reeleição para Deputado Estadual pelo PSOL/RJ


O primeiro mandato parlamentar de Marcelo Freixo como deputado estadual, iniciado em 2007, foi marcado pela realização da CPI das Milícias. A investigação, iniciada em 2008, resultou no indiciamento de 225 envolvidos e na proposição de 58 medidas concretas para acabar com a máfia. A CPI, que lhe rendeu ameaças contra sua vida, serviu de base para o roteiro do filme Tropa de Elite 2, cujo personagem Diogo Fraga foi inspirado na história de Freixo.

Já no segundo mandato, presidiu a CPI do Tráfico de Armas no Rio, que propôs 69 ações para aumentar o controle e a fiscalização dos arsenais públicos e privados no estado. Em 2012, pediu abertura de CPI para apurar as relações suspeitas entre o governo estadual e a empreiteira Delta. Ainda neste ano, Freixo se candidatou à prefeitura do Rio de Janeiro e sua campanha, que contou com amplo apoio da juventude e da classe artística foi um marco de uma nova forma de fazer política. Mesmo enfrentando a poderosa máquina do PMDB, Freixo despertou um sentimento de mudança na sociedade  carioca com uma campanha limpa, horizontal, com financiamento transparente e sem vínculos com os grupos econômicos e seus interesses. Teve cerca de 30% dos votos.

A cada campanha ou ação de seu mandato, Marcelo Freixo realiza feitos notáveis de superação dos obstáculos fisiológicos da política e afirmação de sua ideologia. Em suma, Freixo personifica o próprio lema de sua trajetória: "Nada deve parecer impossível de mudar."

Melhores informações:

http://www.marcelofreixo50123.com.br

fechar