por Luiz Filipe Tavares

ONG Skateistan usa carrinho para unir e dar poder à juventude do Afeganistão

Fundada em 2008 pelo skatista australiano Oliver Percovich, a ONG Skateistan é hoje um dos maiores projetos de inclusão social pelo esporte em todo o Oriente Médio. Baseada em Cabul, capital do Afeganistão, a organização internacional sem fins lucrativos realiza oficinas e aulas de skate para jovens de 5 a 18 anos, meninos e meninas, disponibilizando equipamento e até mesmo uma grande pista de street para a prática do esporte.

Ganhando cada vez mais espaço entre os locais, a ONG atende mais de uma centena de jovens, dos quais 40% são meninas. O número impressiona, principalmente pela história de perseguição às liberdades individuais femininas no país. De acordo com dados da organização, o número de crianças atendidas que trabalham nas ruas chega a 50%, o que torna o programa a única opção de lazer para pelo menos metade dos jovens que o integram.

Hoje, a ONG já cruzou as fronteiras do país e tem centros de atendimento em Mazar-e-Sharif (Afeganistão), no Paquistão e no Camboja. A internacionalização do projeto tem promovido encontros entre jovens dos diferentes locais, um fator importantíssimo no desenvolvimento social das três nações.

Na galeria você vê algumas imagens clicadas pela equipe da Ong de 2009 pra cá. Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o site da Skateistan na internet.

Vai lá: http://skateistan.org

matérias relacionadas