Por Diogo Rodriguez
em 27 de janeiro de 2011
A professora, cantora e musicóloga Ligiana Costa tem dificuldade para juntar todos os alunos do coral do Centro de Referência da Diversidade, um órgão da Prefeitura de São Paulo que acolhe travestis e homossexuais. Alguns precisam garantir a cama no albergue, ficam doentes ou passam por qualquer outro imprevisto que é a regra de quem mora na rua. Mas alguns são assíduos e a média acaba sendo de 10 a 15 alunos por semana.
Os integrantes do coral criado em maio de 2010 fazem aquecimento vocal e treinam escalas. A música “O Canto de Um Povo de Um Lugar” está quase ensaiada. Alguns ainda precisam da letra, mas nada que intimide os quase dez integrantes que estavam na Praça da República quando a TV Trip visitou o Centro de São Paulo.
Antes do ensaio na pequena sala “multiuso” do CRD, o coreto da praça serviu de palco para as veludosas vozes enquanto também servia de cama para três mendigos que fingiam não se incomodar com a cantoria. A regente Ligiana tem planos maiores para o coral, que ainda não se apresentou em público. Quer levar a música além e incluir elementos de teatro e performance às músicas. Entre sonhos de fama e glória, o desejo que vibra nas vozes do coral vai da cadeia ao Teatro Municipal sem desafinar.
LEIA TAMBÉM
MAIS LIDAS
-
Trip TV
Regina Casé: Eu sabia que não ia ser a mocinha da TV
-
Trip TV
Vera Holtz: A morte é o melhor dia pra se viver
-
Trip TV
Êxodo urbano: a pandemia te fez pensar em sair da cidade?
-
Trip TV
Liniker, a revelação da música negra
-
Trip TV
Kleber Mendonça Filho quer lhe mostrar algo massa
-
Trip TV
Miró não deixa uma poesia para amanhã
-
Trip TV
As luzes e as trevas de Jards Macalé