Julio Cesar: resistir é ocupar

por Julio Cesar

Buscando novos caminhos para a resistência da população periférica, a Jacaré é Moda está de casa nova - uma segunda casa.

 Você sempre vê a gente gritando que é, faz e vive a #modadaresistencia, né? Mas você sabe o que é isso? Eu sei? Durante um tempo, comecei a refletir sobre o que é resistir.

Segundo o dicionário, resistir é: não ceder ao choque de outro corpo; opor força à força, defender-se. No sentido figurado, resistir é conservar-se firme, não sucumbir, não ceder; durar, subsistir, conservar-se. Para mim, é exatamente isto: a capacidade que alguém tem de suportar pesos, problemas ou de se superar. E quem resiste também encontra uma capacidade de se reinventar.

Agora, mistura tudo isso à moda. Resistir no estilo, na identidade, na produção. Moda é tudo isso [e muito mais, claro] e é potência. Favela é potência. Resistir está no nosso sangue. Enfrentamos o peso da desigualdade e mostramos pra sociedade que favela é moda. Resistimos. Em todos os sentidos.

Como falei no texto passado, meu maior concorrente é a falta de oportunidade e visibilidade que a classe negra e periférica tem para conseguir seus objetivos. Exercemos, diariamente, todos os significados da palavra resistência. A Jacaré Moda resistiu e, hoje, está com um contêiner na Malha, o mais novo polo de moda sustentável do Rio. Estamos juntos de novos criadores e marcas inovadoras assim como nós.

Em parceria com a Malha e com a Dress To, marca carioca que há tempos vem com interesse em gerar impacto por meio do que faz, inauguramos uma nova sala. Nossa sede ainda é no Jacaré, apenas aumentamos nossa rede. Estamos com mais uma casa. Já rolou até festa de inauguração. Resistir também é ocupar espaços.

Infelizmente, ainda vemos nas favelas cariocas a falência das ocupações da polícia militar do Rio, o massacre de pretos favelados e a inconstância do direito de ir e vir. Poder estar em mais um espaço, fora da favela, facilitou nosso contato com os modelos para encontros mensais. E ainda melhorou o acesso para que os nossos clientes cheguem junto. Sem falar que estamos agregando cursos da área de beleza e estética para que haja contratação de mão de obra mais qualificada e de periferia.

Foi um grande passo pra gente. Seguimos resistindo. Nos conservando firmes, não cedendo aos padrões, criando possibilidades e novos caminhos. Continuamos enfrentando os pesos, nos superando e acreditando naquilo que somos.

Se você ainda não conhece a Jacaré Moda, dá uma olhada na nossa página no Facebook. Olha também o nosso Instagram, ele tá lindo, gente. E fica ligadx! Ainda neste ano vão rolar novas seleções. Queremos achar você que resiste e quer provar para o mundo que a gente, da quebrada, é a própria moda, é a #modadaresistencia!

 

Julio Cesar foi homenageado pelo Trip Transformadores de 2014. Assista aqui a sua história. 
Acompanhe semanalmente textos de grandes pensadores da sociedade brasileira, que já pisaram no palco do Trip Transformadores

Créditos

Imagem principal: Pedro Fonseca

fechar