por Alexandre Potascheff

Relembramos o papo com o deputado estadual Marcelo Freixo, um dos homenageados do Trip Transformadores 2013

Ele nunca foi preso, mas já passou um bom tempo dentro da cadeia.

Deputado estadual do Rio de Janeiro pelo PSOL, sua trajetória inspirou a criação de um dos personagens centrais da franquia Tropa de Elite, um dos filmes mais importantes e mais assistidos do cinema nacional, e sua rotina é marcada por combates mais cascas-grossa do que qualquer luta de MMA.

Natural de Niterói e formado em História, ele já coordenou inúmeros projetos educativos junto ao sistema penitenciário e é figura de destaque na defesa dos direitos humanos e na luta contra a corrupção aqui no Brasil.

Como deputado, entre seus feitos mais importantes estão a instauração das CPIs do Tráfico de Armas e das Milícias, que revelou ao país a existência e o perigo que representa esta organização mafiosa.

"O que aconteceu no Brasil em 68, na luta pelas Diretas já, o Fora Collor, são movimentos incríveis , mas nada disso a entender o que está acontecendo hoje. É diferente. Esse movimento de rede, de rua, esse movimento de massa em tempo de internet tem uma outra lógica de comunicação"

O papo deste Trip FM é com o pai do João e da Isa, o marido da dona Renata, o Marcelo Ribeiro Freixo, mais conhecido como Marcelo Freixo, que além disso tudo que a gente citou aqui, também é um dos homenageados do Trip Transformadores deste ano. A entrega do prêmio é nesta quarta-feira, dia 13 de novembro.

Playlist da semana:

Mayer Hawthorne - Let me Know
Arcade Fire - Wasted Hours
Erasmo Carlos - Mar Vermelho
Baden Baden - Evidement
Rolling Stones - Street Fighting Man

Anote na agenda:

O Trip FM vai ao ar na sexta-feira, na Grande São Paulo, às 20h, reprise toda terça-feira, 23h, pela Rádio Eldorado Brasil 3000, 107,3MHz.

Não é de São Paulo? Veja aqui as cidades e as rádios onde o programa é transmitido.

matérias relacionadas