por Alexandre Potascheff

Especialista em crime organizado, sistema carcerário e violência, Bruno Paes Manso reflete sobre como o Brasil lida com drogas, cadeia e porte de armas

Bruno Paes Manso é um dos maiores especialistas em violência e crime organizado do Brasil. Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e em jornalismo pela PUC, ele tem mestrado e doutorado em Ciência Política pela USP.

Atualmente, realiza pesquisa de pós-doutorado sobre homicídios, confiança institucional e legitimidade no Núcleo de Estudos da Violência da USP e é pesquisador do grupo Jornalismo, Direito e Liberdade, entidade ligada à Escola de Comunicação e Artes (ECA) e ao Instituto de Estudos Avançados. Ao lado da socióloga Camila Nunes Dias, Bruno acaba de lançar o livro A Guerra - A ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil.

Na conversa com o Trip FM, ele conta como nossa política de guerra às drogas criou o crime organizado no país, como o nosso modelo carcerário alimenta e nacionaliza essas organizações e fala ainda sobre temas importantes como segurança pública e o estatuto do desarmamento.

ESCUTE A ENTREVISTA COMPLETA NO PLAY ABAIXO:


SET LIST
Nada Surf —  Enjoy the Silence
Luiz Melodia —  Vale Quanto Pesa
The Smiths —  Bigmouth Strikes Again
Caro Emerald —  Back it Up
Ouça as músicas deste episódio e as que já rolaram no Trip FM em 2018

Créditos

Imagem principal: Fernando Martins

matérias relacionadas