À luz dos acontecimentos desta semana no Guarujá e em Santos, Trip FM relembra conversa com especialista em homicídios e crime organizado
A chacina que aconteceu nos últimos dias no litoral de São Paulo, nas cidades de Guarujá e Santos, voltou a evidenciar a situação precária do Brasil quando o assunto é o combate à violência. Policiais, traficantes e pessoas comuns morrem em um cenário que só pode ser comparado a uma guerra. E esse problema não é de hoje. Em 2018, o Trip FM conversou com o jornalista Bruno Paes Manso, que também é economista e doutor em Ciência Política pela USP, para tentar jogar luz nessa escuridão. “Os presídios estão fortalecendo as gangues prisionais mais do que estão combatendo o crime e é preciso ainda lidar com uma séria restrição orçamentária”, disse ele.
Na conversa, o pesquisador contou como a política de guerra às drogas criou o crime organizado no país, como o modelo carcerário alimenta e nacionaliza essas organizações e fala ainda sobre temas importantes como segurança pública e o estatuto do desarmamento. O programa está disponível no play acima ou no Spotify.
Créditos
Imagem principal: Alex Batista (@batista.alex)