Breno Silveira, um dos grandes de sua geração (1964 - 2022)

por Redação

Nome por trás de produções como ”2 Filhos de Francisco” e ”DOM”, o cineasta, que morreu em maio deste ano, é homenageado por Gabriel Leone, Maria Ribeiro, Andrucha Waddington, João Barone e Luciano

Antes de começar na direção arrebentando as bilheterias nacionais com “2 Filhos de Francisco”, Breno Silveira comandou a fotografia de comerciais e videoclipes que marcaram época – foi um dos olhares, por exemplo, responsáveis pelo premiado “Segue o Seco”, de Marisa Monte. Desde 2005, Breno sentou na cadeira de diretor e voltou todos os seus esforços para os atores. Sob sua supervisão, Dira Paes, Angelo Antônio, Nanada Costa e João Miguel brilharam em filmes como “Entre Irmãs” e “À Beira do Caminho”. “Era um cara muito apaixonado pelas histórias e, acima de tudo, pela verdade das cenas. Enquanto ele não sentia a cena, não sossegava”, conta Gabriel Leone, ator que protagoniza a série “DOM”, dirigida por Breno e com segunda temporada já gravada e pronta para estrear.

Quando foi entrevistado em 2008 pela Trip, Breno confirmou a sua paixão pela atuação: “Eu não quero saber de câmera ou de fotografia – isso a minha equipe se vira. Eu quero saber é de arte. Quando eu sentar lá na frente e dizer ‘roda’, a minha atenção está com os atores. Eu não procuro atores talentosos, eu procuro almas afins aos papeis que estou dirigindo.”

Um homem de histórias, grande parte do trabalho de Breno foi baseado em fatos reais. Sobre isso, a atriz Maria Ribeiro diz: “Ele tinha um amor pelo Brasil e pelas histórias do Brasil. Muito apaixonado e emocionado com a vida e fazia questão que seus filmes fossem desse jeito”.

Homenageado pelo Trip FM, o cineasta – que morreu trabalhando no último dia 14 de maio – recebe o carinho ainda de Maria Ribeiro, João Barone, Andrucha Waddington e do sertanejo Luciano. Confira no play ou procure o programa completo no Spotify.

Créditos

Imagem principal: Divulgação

fechar