por Luciana Carpinelli

Aprenda três receitas fáceis de bebidas geladas para os dias de calor

Todo mundo sabe (ou deveria saber) que precisamos beber cerca de dois litros de água por dia. Mas nos dias mais quentes, o corpo transpira mais e as chances de desidratação aumentam e um copo a mais não faz mal. Além disso, se a bebida for refrescante, ela se torna ainda mais agradável nas altas temperaturas do verão que se aproxima.

Para variar um pouquinho o seu cardápio de bebidas geladas, desta vez escolhi a dedo receitinhas rápidas e fáceis de fazer.

 

Vitamina de abacaxi

Esta vitamina pode complementar o café da manhã ou então substituir os lanches entre as refeições. É bem refrescante e nutritivo, ainda mais com a aveia, que, por ter bastante fibra, aumenta a saciedade e auxilia no funcionamento do intestino.

+/- 1/2 xícara de abacaxi picado
1/2 potinho de iogurte natural gelado
1/2 xícara de leite gelado
1 colher de sopa rasa de mel
1 colher de sopa rasa de aveia (opcional)

Bata tudo no liquidificador por mais ou menos 3 minutos e delicie-se em seguida.

 

Smoothie de frutas

O smoothie é uma bebida que fica entre um milkshake e uma vitamina de frutas. Super refrescante e prático, mata aquela fominha do meio da tarde e a vontade de tomar sorvete, sem acrescentar muitas calorias à conta final do seu dia, já que a base deste é de fruta.

1/2 banana nanica congelada
1/3 xícara de frutas picadas
1/2 xícara de leite, suco ou iogurte natural

Bata no liquidificador o leite, a banana e as frutas. Se ficar muito difícil para bater, acrescente um pouco mais de leite e mexa com uma colher (com o liquidificador desligado!). Em seguida bata novamente. Sirva ainda bem gelado.

A base desse smoothie é a banana, que substitui o sorvete ou frozen iogurt e dá um leve (leve mesmo) toque de sabor. Caso você realmente não goste a banana, pode substituí-la por 1/2 pera ou 1/4 de abacate congelados.

Em vez das frutas picadas para complementar, você pode ter uma versão menos light se acrescentar um pouco mais de iogurte ou leite e os seus ingredientes preferidos: chocolate em pó, ovomaltine, calda de caramelo, cookies despedaçados, geléias, cerejas em calda, nozes, creme de leite e o que mais desejar.

Dica: congele a banana sem casca e já cortada (eu corto em 4 pedaços e uso 2 por vez). Para facilitar ainda mais sua vida, congele juntas as frutas de sua preferência (morango, maçã, uva, damasco, pera, kiwi, abacaxi etc.) na porção a ser utilizada. Lave as frutas, retire as sementes, pique-as e coloque em saquinhos plásticos. As frutas assim duram até 3 meses no congelador.

Dica ainda melhor: coloque o smoothie pronto em um pote com tampa e deixe no congelador. Você terá um quase sorvete delicioso e light! ;)

 

 

Lassi de maracujá

O lassi é uma bebida típica da Índia. Uma espécie de suco com base de iogurte e com especiarias indianas, que pode ser doce ou salgado. Esse de maracujá é docinho e fica ótimo para acompanhar o almoço ou jantar do dia a dia, principalmente pratos apimentados.

1 pote de iogurte natural (170—190g.)
A mesma medida de polpa natural ou suco concentrado de maracujá
A mesma medida de água filtrada
1 pitadinha de cardamomo em pó
1 pitadinha de canela em pó
1/2 colher de chá de gengibre ralado
2 cravos
Raspas de limão, açúcar ou adoçante e gelo a vontade

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo. O gelo pode ou não ser batido também.

Não tinha cardamomo em casa, usei um tiquinho de páprica doce, que acho que nem fez muita diferença.

Antes de servir, joguei mais um pouco de raspas de limão por cima para enfeitar. Se preferir, salpique um pouquinho de cardamomo.

(*) Luciana Carpinelli é aquariana, curiosa, jornalista e tem uma infinidade de interesses — entre eles, a culinária. Não é chef (nem pretende ser) mas a necessidade de morar sozinha a fez experimentar a alquimia das panelas e descobrir que o fogão não é um bicho de quatro bocas. Seu blog é o Cozinhando para 2 ou 1 cozinhandopara2ou1.com

matérias relacionadas