Um lanche pra chamar de meu

por Carolina Vilarinho

Bateu aquela fome da tarde? Veja como fugir do misto quente de sempre

Uma das coisas que mais me incomodam no dia-a-dia é a repetição de comida. Durante a semana muitas coisas aparecem mais de uma vez em um almoço, jantar ou lanche da tarde. Rotina é bom sim, todos precisamos, mas nada mais tedioso do que rotina na hora de comer.

Comer bem ajuda no humor tanto quanto ajuda no desempenho, por isso acredito que um bom lanchinho da tarde pode levantar o ânimo enquanto o expediente ainda não acabou. Mas sem essa de pão na chapa - apesar de ser uma delícia - ou misto quente da padaria. Lanche ou sanduíche, como queiram chamar, pode ser "rico" assim como uma boa massa. Por isso, escolhi algumas combinações e fiz uma listinha com dez variações para você fazer seu próprio lanche e se tornar um espírito livre na cozinha.

O que compõe um bom sanduíche são cinco itens além do pão; folhas verdes, vegetais ou legumes, proteínas, derivados de leite e um molho, pasta ou patê. Claro que isso não é uma regra e nem todo lanche tem todos necessariamente, a idéia aqui é abrir a cabeça para escolher diferentes ingredientes. Na hora de escolher o pão, o gosto vai de cada um, quem gosta de mais durinho vai de ciabatta, quem gosta de macio vai de pão francês, tem com gergelim, com sete grãos, de leite, pão australiano e por aí vai uma extensa lista de opções.

1. Ricota com tomate seco, agrião e azeite.
2. Peito de peru com geléia (qualquer uma de sua preferência), queijo gorgonzola e alface crespa.
3. Rosbife com queijo mussarela, rúcula, tomate e mostarda (foto)
4. Kani kama com cream cheese, cenoura e pepino.
5. Frango desfiado com alface americana, queijo parmesão e patê de azeitona.
6. Presunto cru com aspargo e iogurte temperado com sal e limão.
7. Linguiça calabresa assada com cebola e couve.
8. Atum enlatado com queijo branco, alface lisa e maionese de leite.
9. Mussarela de búfala, abobrinha, alcaparras e mostarda.
10. Mortadela com queijo cottage, champignon e palmito.

Não esqueça dos temperos, que além de dar aquele toque não acrescentam caloria alguma e são diuréticos. Pimentas, de todos os tipos, são muito bem vindas, ervas desidratadas, hortelã, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão…

Um lanche quente ou frio, não importa, o importante é variar bastante, deixar colorido (quanto mais cor, mais nutrientes) e virar os olhos nas primeiras mordidas.

(Carolina Vilarinho, 21 anos, paulistana legítima, é gastrônoma e aspirante a fotógrafa. Resolveu não só ficar com a barriga no fogão, mas também escrever sobre suas experiências gastronômicas e mostrar que cozinha tem muito a ver com praticidade. Seu blog é o www.jornalgourmet.com e semanalmente, às sextas, ela dá suas dicas aqui no site.
)

fechar