Tão perto, tão longe

por Bruna Bopp
Tpm #105

A 90 quilômetros de SP, a designer Vera Moraes construiu um refúgio entre a areia e a mata

A 90 quilômetros de São Paulo, a designer de joias Vera Moraes construiu um refúgio entre a areia e a mata. Com uma mistura de móveis antigos e um projeto arquitetônico especial, ela relaxa com as filhas enquanto o marido se joga no mar

Sexta-feira à noite, biquínis na mala, prancha e crianças no carro. Essa cena se repete quase todos os fins de semana, rumo à praia de Taguaíba, no Guarujá, litoral sul de São Paulo. Nos 2.600 metros quadrados de terreno, a casa se mistura com as árvores antigas da mata e com as alpineas, helicônias e bananeiras do jardim. “A nossa ideia sempre foi desviar das árvores e valorizar tudo que restava de mata atlântica”, explica a designer de joias Vera Moraes. O projeto é assinado pelo arquiteto Carlos Motta, que, em pouco mais de um ano, período que durou a obra, se tornou amigo do casal.

Vale tudo
Juntos há 18 anos, Vera e Ipe queriam construir uma casa para a família. Com duas filhas pequenas e com vontade de ter mais filhos, Vera só disse “não” para duas coisas na concepção do projeto: a ideia de fazer uma casa suspensa, e de dois andares. “Não queria ter que colocar tela de proteção em tudo. Queria minhas filhas correndo pelo jardim, sem ter que me preocupar”, lembra ela, hoje mãe de três meninas. Nos 700 metros de área construída, é permitido entrar molhado e com areia nos pés. Desencanado, o casal também, vez ou outra, aluga o imóvel, com total desapego. “A casa tem que ser habitada. É assim que ela tem graça.” E, para quem está começando agora a decorar o seu próprio canto, Vera dá uma dica: “O que mais vale é colocar as coisas que você foi juntando ao longo da vida. Isso é que traz história e deixa o lugar com um valor inestimável”.

Dicas da Vera
Já que a Jacaré do Brasil, onde Vera comprava seus móveis, fechou, ela indica suas seis lojas favoritas para compras “do lar” Você acha móveis e lindos objetos de pendurar na Marcenaria Trancoso. R. Harmonia, 233, Vila Madalena, São Paulo, SP, (11) 3816-1298, marcenariatrancoso.com.br. Uma visita aos ateliês dos artistas da Oficina de Agosto sempre vale. R. São Sebastião, 107, Vilarejo do Bichinho, Prados, MG, (32) 3353-7081, oficinadeagosto.com.br. Adoro comprar fotos e pôsteres na Loja do Bispo. R. Dr. Melo Alves, 278, Jardins, São Paulo, SP, (11) 3084-8673, lojadobispo.tumblr.com. Para gastar um pouco a mais em lindos móveis, vou ao Studio Jacarandá. R. Doutor Melo Alves, 397, Jardins, São Paulo, SP, (11) 3062-4611. Peças bacaníssimas de segunda mão você acha na Maria Jovem. R. Cardeal Arcoverde, 796, Pinheiros, São Paulo, SP, (11) 3088-1396, mariajovem.com.br. Para comprar móveis incríveis, vou ao Atelier Carlos Motta. R. Aspicuelta, 121, Vila Madalena, São Paulo, SP, (11) 3032-4127, carlosmotta.com.br.

fechar