por Juliana Menz

Amor ao surf ensinou muito do que o empresário gaúcho Lucas Mello sabe sobre a vida

Aos 19 anos, Lucas Mello decidiu abandonar a capital gaúcha onde nasceu. Mudou-se sozinho de mala, prancha e cuia para Austrália, com o objetivo único de pegar onda. Seus pais, ex-hippies, deram força. Depois de algum tempo surfando e fazendo bicos para se sustentar, teve uma idéia. Trabalhar duro para juntar 20 mil dólares e fazer o que ele chamou de “trip da vida” - viajar por lugares que sempre sonhou só para surfar.

Trabalhou 12 horas por dia, os sete dias da semana. “Quando não estava ralando como auxiliar de cozinha de um café, vendia amendoins em carrocinhas”, lembra. Três meses depois, 14K mais magro, Lucas tinha 20 mil dólares no bolso e a “trip da vida” pela frente. Conheceu todos os picos que queria entre Indonésia, Austrália e África do Sul sem trabalhar. Só curtindo. “Voltei para o Brasil com o sentimento de que planejando e se empenhando, qualquer ideal é possível”.

Com 29 anos, formado em Publicidade e Propaganda, o gaúcho tem bons motivos para acreditar que é possível. Com residência fixa em São Paulo há três anos, é diretor da Live AD, agência de comunicação em constante crescimento. Tem quatro anos de mercado e já faturou Leão de Ouro e de Prata em Cannes. Premiação das mais cobiçadas pelo meio. “Não acredito no marketing pelo marketing. Até pouco tempo a Live não tinha site ou cartão de visita. Por que se promover se ainda não tinha realizado algo de que me orgulhasse? Agora estamos colocando um na web”, conta quem já conquistou clientes como Rede Globo, Nike, C&A, Oi, entre outros.

Não convida ninguém, só chama a Madonna

O publicitário também é sócio fundador do Bar Secreto - casa moderninha da capital paulista que tem dois anos e costuma atrair celebridades das mais exigentes. Foi onde rolou o primeiro beijo de Madonna e Jesus Luz. No outro dia, mídia nacional e internacional falavam do lugar e muita gente antenada não desconfiava de que bar se tratava. “A idéia do Bar foi do meu amigo francês David Laloum. Não tínhamos intenção de ganhar grana. A proposta era reunir amigos e fazer novos a fim de ver as pessoas felizes”, ressalta. E foi nesse clima de generosidade que o Secreto se transformou num sucesso. Assim como a Live, o Bar não tem site. Precisa?

Seguindo a onda empreendedora, Lucas é um dos sócios do restaurante Lorena 1989, inaugurado há cinco meses nos Jardins. Ao lado de Karina Mota e Seba Orth, busca oferecer um lugar com boa comida e que deixe as pessoas à vontade. Como em alguns lugares da Europa, o cliente pode levar seu vinho de casa. O chef é Léo Boto, também sócio.

O único grande medo do empresário é estar fora de forma e não conseguir um bom desempenho quando arranja tempo para pegar a prancha e fugir para o litoral. Super regrado o cara acorda cedo para correr ou nadar e procura se alimentar bem. “Tudo para surfar bem o suficiente para me divertir”, garante. A paixão pelo surf fez muito bem a Lucas. E ele sabe disso.

matérias relacionadas