Para festejar a liberdade, a igualdade e a delicadeza, uma retrospectiva com oito ensaios que floriram 2015
O ano chega ao fim e com ele fechamos mais um ciclo de ensaios que retratam o corpo masculino. Há 15 anos, Tpm é a única revista feminina do país que se dedica mensalmente a celebrar o corpo do homem sem vergonha ou pudores.
Já vai longe o mês de abril, quando o ator Rafael Losso nos provocou durante a sessão de fotos: “Eu tô pelado, quero ver é a revista publicar”. E publicamos. Rafael, e também Bruno Gagliasso, Mohamad Hindi, Fernando Pacheco, André Bankoff, Pedro Scooby, Lucas Veríssimo e Reynaldo Gianecchini, que tirou a roupa sem muita cena. “Não vejo problema em ficar pelado, desde que tenha um contexto”, disse Giane. Aqui tem contexto e respeito.
Esta é a nossa retrospectiva anual com pouca roupa. Festejamos o nu, a liberdade e a igualdade. Afinal, nós também gostamos de admirar pernas bonitas, bundas torneadas e, em especial, aquele pedacinho do corpo masculino que separa a barriga no começo do púbis. Gostar de nu – e de sexo, e de safadeza – não é privilégio masculino. Curtir as fotos sensuais também não é privilégio das moças. “Por que não tiro tudo? Giovana não deixa. Por mim tiraria”, disse Bruno animado durante ensaio que fez em parceria com a mulher, em junho. E, claro, às vezes bate a autocrítica: “Foi bacana, algo fora do script, mas tive dificuldade de me sentir bonito”, disse Fernando Pacheco quando terminamos as fotos. Ficou lindo, Fernando, juro.
É importante fazer um salve especial aos fotógrafos e fotógrafas que, de forma certeira, puxam a sensualidade sem vulgarizar. O corpo é só um corpo até botarmos reparo nele e daí em diante pode ser beleza, delicadeza ou pura exibição. Um obrigada especial a Ilana Bessler, Daniel Aratangy, Autumn Sonnichsen e Carol Quintanilha, parceiros nestes cliques de 2015.
Ano que vem tem mais. Até lá.