Luana e Patrícia, do brechó virtual Naftalinda, dão cinco dicas para quem garimpar on-line
"Tivemos a ideia na mesma época, quando não aguentávamos mais ver nossos guarda-roupas transbordando de roupa", contam as amigas Luana Daiha e Patrícia Oassé, a jornalista Lua e a designer Paty, sobre como surgiu a ideia de criar o brechó on-line Naftalinda.
Mesmo com pouco tempo de vida, se você der uma olhada nas páginas antigas do brechó vai perceber que, além de oferecerem peças interessantes, as meninas conseguiram vender quase tudo desde o início: "Nunca esperávamos tanto retorno quanto estamos tendo. É maravilhoso e super-recompensador saber que nossas roupas estão sendo reaproveitadas no armário de outra menina!".
O segredo para o brechó on-line funcionar direito é o cuidado. Além de escolher peças boas e em bom estado, a dupla começou a montar um catálogo com ares de editorial de moda e dicas de como usar as peças. "Quisemos fazer um brechó com cara de loja virtual mesmo. Pensamos em não apenas disponibilizar as roupas, mas também apresentá-las em caráter de coleção." O que vai para o site é escolhido, acima de tudo, para praticar o desapego e dar nova vida ao que não tem mais espaço no armário das duas. E já virou quase uma prática de profissional: "Desde que tivemos a ideia do blog, começamos a ver as nossas roupas com outros olhos".
Para os planos futuros, o desejo é tornar o Naftalinda uma marca e, quem sabe, abrir um espaço físico - "Com boas revistas importadas, um café charmoso e muita roupa de segunda mão!", emendam. Enquanto isso não acontece, as meninas dão dicas para quem quer começar a fazer suas compras de segunda mão on-line:
Analise
"Pense em seu próprio estilo. Nem tudo o que a gente gosta fica bem na gente."
Repare
"Preste atenção se não está faltando algum botão ou se a peça apresenta algum defeito. Verifique se não há manchas ou partes rasgadas. Nada pior do que ter uma surpresa desagradável ao receber uma mercadoria."
Segurança
"Os brechós on-line precisam passar segurança para a compradora. É ótimo quando esses sites virtuais oferecem várias formas de pagamento. Existem hoje disponíveis sistemas prontos de e-commerce que você pode adaptar ao site, tornando possível, assim, a compra parcelada com cartão de crédito e boleto bancário."
Pense bem
"Infelizmente, a maioria dos brechós não aceita devolução ou troca de mercadoria. Acabaria não valendo a pena para a compradora, por causa do preço de envio. Por isso, pense bem antes da compra."
Aproveite!
"Comprar on-line é sempre um risco a se correr, mas vale a pena, pois muitas vezes encontramos peças seminovas por preços incríveis. Se gostar de alguma peça, compre, pois dificilmente você encontrará outra."