Denúncia: os defensores da boa forma atacam as calorias do amendoin e o copo de quentão
Era só o que faltava. Os arautos da magreza decidiram atacar as quermesses. Chegou à Redação da Tpm um release com o seguinte título: “Como festejar os santos juninos e manter a boa forma?”. Nunca tínhamos pensado nisso, claro, pois uma paçoca não faz mal a ninguém. Mas nada disso. A nutricionista lamenta que, “um período que deveria ser marcado por um grande gasto energético através das danças das quadrilhas e de outras brincadeiras como subir no ‘pau de sebo’ e pular a fogueira, passe a ser apenas um período de grande consumo calórico”. E nós lamentamos que alguém pense em quermesse em termos calóricos, e não de alegria e felicidade. A tal nutricionista avisa que cada 100 gramas de amendoim contém cerca de 625 calorias (meu Deus, que perigo!). E sugere: “Uma opção gostosa e menos calórica seria consumir o milho”. Socorro!
Em um site encontramos um alerta semelhante: “Um copo pequeno de quentão, por exemplo, tem 280 calorias”. Nossa, que horror! A tal reportagem sugere que você vá para a quermesse depois do jantar e queime as calorias... dançando quadrilha! Eles querem que as pessoas deixem de dançar por prazer e encarem isso como... queima de calorias!
A revista B.F. foi no mesmo pique e nos ofereceu um “arraiá light”, com receitas de quentão, paçoca e canjica para quem não quer engordar. Só para vocês terem uma ideia: o quentão é sem álcool.
Só nos resta fazer um apelo: deixem as quermesses em paz! A vida light não tem gosto nem graça. Se jogue na maçã do amor, no pé de moleque, na pizza frita e na canjica. Não vamos deixar que transformem a vida em uma coisa tão chata. E, na boa, se você ficar culpada porque foi na quermesse e comeu coisas de quermesse, bem, vá se tratar. E não exatamente com um nutricionista.