por Natacha Cortêz

Destinos nacionais pra quem odeia areia, mar, protetor solar e micareta

Brasil já é sol, calor e corpos despudorados o ano todo. No verão a coisa é elevada ao quadrado e nem sempre a sua vontade é a de aproveitar todas essas brasilidades. Para os que desejam fugir da praia, micareta e guarda-sol, preparamos uma lista de oito destinos nacionais que vão vão fazer qualquer um relaxar a mente e esquecer da água de coco.

Museu Inhotim - fica em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, e reúne um acervo de arte contemporânea e um jardim botânico. Relatos de quem vistou o lugar sempre sõ surpreendentes. Pra um museu, Inhotim supera expetativas e acaba virando roteiro turístico completo.

No estado de Goiás, você vai encontrar a famosa Chapada dos Veadeiros. Trilhas e esportes radicais, ou a região de Caldas Novas/Rio Quente com pousadas de águas naturais e parque ecológico protegido. Sossego e nada de micareta por lá. Agora, se o seu lado zen e místico está afim de aparecer neste fim de ano, Goiás pode te ajudar de novo. A cidade de Pirenópolis é famosa por suas tradições místicas e o contato com a natureza, principalmente cachoeiras de águas cristalinas.

No Paraná, Foz do Iguaçu é a dica para o viajante mais tranqüilo, que queira conhecer ou rever o espetáculo das Cataratas do Iguaçu. Na região, hotéis, pousadas e café da manhã colonial. Em um fim de semana dá pra conhecer bem a região. Ainda no estado, com seu jeito mais romântico e pacato, a cidade de Curitiba, também é uma opção. Lá você poderá aproveitar o clima ameno e quase frio, sem tanto suor e calor, e fazer passeios nos vários parques e praças da cidade, que é conhecida por ser a mais limpa do país. A capital é cheia de festivais culturais em todas as épocas do ano, além de possuir bons restaurantes italianos e uma noite badalada.

Talvez agora, depois da enxurrada de notícias sobre Niemeyer, você queira conhecer Brasília. Apesar do calor que faz por lá, a arquiterura e os passeios culturais valem muito. Prepara uma sombrinha e aproveite museus, bons restaurantes e toda a beleza e curvas da cidade do mais importante arquiteto brasileiro. A impressão de ser apenas um cenário político do país é desmistificada pela quantidade de atrativos e programas interessantes, para místicos, turistas de primeira viagem ou amantes de cultura e arquitetura. 

São Luiz do Paraitinga, em São Paulo é um destino pra lá de alternativo que talvez de encante. Cravada na Serra, oferece a imagem de um presépio ao viajante da Rodovia Oswaldo Cruz. Já aqueles que a visitam conhecem muito mais que a imagem. Entre a história e o cotidiano, a cidade vive um vasto calendário de manifestações religiosas e profanas, que têm seus pontos-altos na Festa do Divio Espírito Santo e no Carnaval, respectivamente. Mas, o ano todo a cidade é palco de muitas outras manifestações vivas. A enorme diversidade de atrações culturais e naturais impressionam. Festas folclóricas enfeitadas de máscaras e personagens da cultura popular, até a riqueza natural. 

Vai lá: www.inhotim.org.br /www.paraitinga.com.br

fechar