por Daniel Balaban
Tpm #70

O cartão de crédito tem mesmo duas caras

O cartão de crédito tem mesmo duas caras, ora te traz comodidade, ora te faz arrancar os cabelos

por Daniel Balaban

O cartão de crédito é um instrumento indispensável no nosso dia-a-dia. Se usado da maneira adequada, ele pode virar um grande aliado de nossas finanças, do contrário, um monstro do pântano que vai assombrar seu quarto à noite. A mais importante característica do dito-cujo é como meio de pagamento. É mais seguro e prático do que dinheiro, principalmente em caso de roubo ou extravio, além de concentrar todos os pagamentos em uma só data. Sem contar os programas de bônus ou milhagens que fazem a diferença para quem adora uma promoção.

Quantos cartões de crédito devo ter? Como estabelecimentos trabalham com determinadas bandeiras, é indicado ter até dois cartões de crédito, mais do que isso só complica a sua vida. O ideal é que o vencimento da fatura caia na data de pagamento do seu salário, e no débito automático, para não correr o risco de entrar no crédito rotativo. Para quem possui mais de uma renda, ou recebe um adiantamento no meio do mês, o vencimento do seu outro cartão deve ser quinze dias depois do pagamento do primeiro.

O meu perfil de gastos está adequado à minha anuidade? De que adianta ter um cartão mega-master-top, aceito até na Tanzânia, se você nunca faz compras fora do país, tampouco gasta muito no cartão? Verifique com a sua operadora se existe algo mais adequado ao seu consumo. Uma boa pedida é ter um cartão de crédito do próprio banco onde você tem conta, pois, em caso de dificuldade de pagamento, o seu gerente poderá ser um aliado na hora de procurar uma boa alternativa para o seu problema. Agora, se você está usando o cartão de crédito como parte de sua renda e todo mês paga apenas o valor mínimo de sua fatura, pode estar criando um monstro de difícil controle.

Os juros do cartão estão entre os mais altos do mercado, e, se você estiver tendo dificuldades até para pagar o valor mínimo, entre em contato com a operadora ou com o seu banco e tente uma renegociação, não espere nem mais um dia. Lembre-se de que você é responsável por suas finanças.

   Daniel Balaban é economista e apresentou a primeira temporada do programa Me poupe!, na GNT. É casado, tem dois filhos e lê sempre a Tpm da esposa. Todo mês ele dá dicas de como transformar seu dinheiro num grande aliado

fechar