Periferia de SP representada em BsAs

por Ana Manfrinatto

Exposição na Funceb mostra a arte da periferia paulista

Os Racionais MCs tem uma frase que diz que “o mundo é diferente da ponte pra cá”. E é com a intenção de apresentar esta realidade além-Marginais que Fundação Centro de Estudos Brasileiros (Funceb) convida o público a conhecer “Do outro lado da ponte: arte da periferia da cidade de São Paulo”.

Dentre as obras estão os projetos fotográficos “Morada” e “Saraus” de Guma, fotógrafo da zona sul da cidade. Os visitantes também poderão conhecer um pouco da produção literária da periferia com a instalação Coletivo Correspondência Poética, além de ter a oportunidade de assistir à projeção de diversos vídeos de cineastas da região.

Para aproximar o público da arte periférica e também para aprofundar o debate, haverá um programa de painéis e palestras com nomes como Gonzalo Aguiar, Florencia Garramuño, Mario Cámara e Edgardo Dieleke.

A mostra é idealizada, coordenada, montada e curada por Lucía Tennina e acontece do dia 11 de agosto (a abertura é às 19h) até o dia 30 do mesmo mês. A entrada é gratuita.

“Atravessar as pontes que passam pelos rios Tietê e Pinheiros simboliza, no imaginário paulista, a passagem do centro para a periferia, da cidade grande para o subúrbio. A diferença destes espaços geralmente é abordada pela imprensa com relatos de terror, estatísticas de crimes e pobreza”, disse Lucía.

A curadora conclui dizendo que o objetivo desta exposição é justamente o contrário, é mostrar e divulgar algumas das manifestações artísticas que as favelas e quebradas de São Paulo estão elaborando nos últimos anos. Bacana à beça, né?

Vai lá:
Del otro Lado del Puente: Arte de la Periferia de la Ciudad de San Pablo
De 11 a 30 de agosto
Segunda a sexta das 9 às 21h
Sábados das 9 às 12h.
Funceb – Galeria Portinari
Esmeralda 969, Microcentro
www.funceb.org.ar

fechar