Para abrir o apetite

Tpm

por Luara Calvi Anic
Tpm #97

Inspiradas no blog Simply Breakfast, três adeptas de um bom café fotografaram sua refeição

Inspiradas no blog Simply Breakfast, da fotógrafa americana Jennifer Causey, pedimos para três adeptas de um bom café da manhã fotografarem a primeira refeição do dia

Autumn Sonnichsen, 25, fotógrafa americana que vive em São Paulo.

“Americanos tem mais tradição de um café da manhã caprichado, com ovos, panquecas e sucos. Prefiro um café da manhã lindo do que comer arroz e feijão às 13h. Quando era pequena fazia ovos ou quesadillas em dias especiais e levava na cama para meus pais. É bonito preparar uma refeição como presente para alguém. Gosto de comida bonita em geral, é meio que meu hobby.”

Heloísa Bacellar, 46, chef e proprietária do restaurante Lá da Venda, em São Paulo.

“Não sou muito disciplinada, às vezes não tenho paciência para sentar e tomar café. Então vou tomando pela casa, passeando, fazendo alguma coisa e comendo pelo caminho. Acordo por volta das 7h30 e, todos os dias, como uma fruta, tomo um iogurte, pão integral com requeijão acho uma delícia.”

Renata Leão, 31, diretora de redação da Tpm e autora do blog Arma-zen, no site da Tpm.

Sempre amei o café da manhã. O cardápio foi ficando bem melhor conforme eu fui pegando o gosto por alimentação saudável, integral, orgânica e menos industrializada. Quase tudoque consumo é caseiro e natural, produzido pela minha comadre e gourmet natureba Adi Patias (vendinhanatural.blogspot.com).”
Café com lente

A americana Jennifer Causey fotografa ambientes, cidades, pratos e pães. Tudo com uma luz que dá impressão de que o sol está ao lado, invadindo uma fresta da janela. Seu trabalho pode ser visto em matérias de decoração e culinária de revistas como Real Simple e Time Out NY, e seu café da manhã no blog simplybreakfast.blogspot.com. Diariamente ela faz um clique do que está na sua mesa, a espera de ser degustado.

Tpm+ Receitas de iogurte, granola e rosquinhas integrais para o seu café da manhã

Iogurte:
Ferva 1 litro de leite A, e acrescente uma colher (sobremesa) de leite em pó para que o iogurte fique bem cremoso. Depois da fervura, deixe o leite esfriar até que você consiga colocar o dedo dentro e contar até 10 sem queimar. Quando ele estiver morno, ou com a temperatura média de 45 graus, despeje na panela um potinho de iogurte natural (quando eu não tenho um restinho do iogurte que fiz anteriormente, uso o da marca Fazenda); a medida é um potinho de iogurte para cada litro de leite. Mexa bem e transfira a mistura para um recipiente escuro, bem fechado (você também pode manter na própria panela). É importante você manter o leite morno pelo maior tempo possível. Enrole em uma toalha e deixe da noite para o dia no forno, com a luz acesa. Depois de 8 horas está pronto o iogurte. Coloque mel, granola, e bom apetite!

Requeijão
Ferva 2 litros de leite. Logo que ferver acrescente o suco de dois limões e mexa um pouco. Rapidamente o leite vai coalhar e o soro vai se separar da gordura do leite. Desligue o fogo. Pegue um recipiente grande e com a ajuda de prendedores, prenda um paninho limpo e despeje sobre o pano o conteúdo da panela e, assim, coe o soro. Vai sobrar no pano o que será seu queijo. Ponha no liquidificador o que ficou no pano, uma colher rasa (café) de sal, uma colher (sopa) de manteiga (ou melhor, de ghee*) e um copo americano de leite. Bata e está pronto seu requeijão. Pode misturar ervas frescas, como alecrim e orégano, que fica uma delícia. 

fechar