Tumblrs sobre erros de digitação dos pais no WhatsApp nos matam de rir. Postagens dos próprios no Facebook também. Mas você sabia que eles também olham o que você escreve e pensam ’’está difícil te defender’’?
Certamente você já viu pelo menos um Tumblr mostrando os micos que muitos pais – essas pessoas nascidas e criadas décadas antes de existir a internet – cometem ao conversar via WhatsApp. Ou posts sobre o quanto eles não entendem o que a gente faz no trabalho. Ou discussões sobre como eles são sem noção no Facebook. Mas… espera! Viemos aqui alertar que o seu pai também tem vergonha de você! Sim, você também faz coisas ridículas online. E a grande verdade é que todo mundo tem vergonha de todo mundo.
“Morro de vergonha dos erros de português do Matheus, meu filho de 17 anos”, diz o músico pernambucano China. “Na maioria das vezes ele só me enche de orgulho, mas quando manda um residensia (SIC) tenho vontade de morrer”, desabafa ele, que também tem vergonha da bagunça do quarto do filho.
A jornalista Deborah Bresser, mãe de Luiza, 16, desabafa: “Ela às vezes compartilha no Facebook uns textos bobos, que não têm nada a ver. Fico assim ‘meu deus, por que compartilhar isso?’”. Outro momento em que Deborah pensa “filha, assim fica difícil te defender”? é quando a garota posta muita foto de biquíni. “Ela é jovem e linda, mas acho isso desnecessário e dou um toque”, conta a jornalista – que obviamente sabe que Luiza também tem seus momentos de vergonha da mãe: “O que ela mais detesta é quando posto algo depressivo, triste. Ela me liga pra saber o que houve e pergunta por que eu postei”.
Eu, Nina Lemos, autora deste texto, resolvi perguntar para a minha mãe, Maria Amélia Lemos, em que situação ela já teve vergonha de mim. Eu, que já imaginava a resposta, ouvi: “Morro de vergonha quando você briga no Facebook. Fico com vontade de ir até aí e te colocar uma mordaça. Se vejo que você está brigando pelo mesmo assunto há mais de um dia fico com a certeza de que você ficou maluca. Dá tanta vergonha que fico dias sem coragem de ler sua página”.
Ai. Pior que ela está certa. Fiquei morrendo de vergonha própria agora.
Conselho do dia: pergunte para os seus pais do que eles têm vergonha em você. E tenha certeza: sim, eles têm.