por Duda Porto de Souza
Tpm #93

O Pequeno Príncipe completa 60 anos e a festa acontece no Brasil com uma exposição na Oca

O Prêmio Nobel da Paz “preventivo” dado ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é um exemplo perfeito que a máxima de Le Petit Prince “você é responsável por quem cativas” continua, e sempre continuará, verdadeira. Assim como Pinóquio, que era de madeira e virou menino de verdade, o Pequeno Príncipe, lendário personagem do aviador Antoine de Saint-Exupéry, também virou menino. Esse veio fazendo moonwalk até a Terra, amou o próximo e agora, finalmente em paz, continua cuidando de todos nós. O Pequeno Príncipe veio para a Terra no corpo de Michael Jackson. “Sempre se referiam a ele como o Rei”, disse Brooke Shields, sua verdadeira amiga de longa data, durante o Jackson Memorial, mas o Michael que eu conhecia “me lembrava mais o Pequeno Príncipe”.

Em comemoração aos 60 anos da obra, desde 22 de outubro os 10 mil metros quadrados da Oca, em São Paulo, foram inteiramente ocupados pela primeira exposição sobre O Pequeno Príncipe no mundo. Os materiais são inéditos até mesmo na França. Assinada por Daniela Thomas e Felipe Tassara, a cenografia retrata ambientes reais por onde passou Saint-Exupéry e irreais, mas inesquecíveis, como passagens do livro: o deserto, a biblioteca, a floresta. Há salas temáticas especiais como “Me desenha um carneiro”, “Viagem com pássaros” e uma outra com desenhos originais do escritor.

Na tela grande
Com roteiro de Alan Jay Lerner e direção de Stanley Donen, a história saiu do livro em sua mais bela versão em um filme lançado em 1974, sendo indicado ao Oscar e com direito a Bob Fosse estrelando a cobra. E foi após ter visto o filme que fui até a faculdade Belas Artes para assinar o contrato da biblioteca infantil Eduarda Araujo Porto de Souza*, com a qual me comprometi a doar 22 mil livros até maio de 2011, entre eles uma seção só com edições de O Pequeno Príncipe. É de minha crença que qualquer jovem que tem acesso aos ensinamentos e questionamentos do Pequeno Príncipe terá muito menos chance de se envolver com drogas, bebidas ou qualquer coisa que coloque uma pessoa em risco.

* Eduarda Porto de Souza, 25, é artista plástica e idealizadora da maior biblioteca infantil do país. Seu e-mail: forrestmeansabetterworld@gmail.com. A biblioteca Eduarda Araujo Porto de Souza abre em maio de 2011. Livros podem ser doados e parcerias feitas através do e-mail bibliotecainfantil@belasartes.br.

Vai lá:
O Pequeno Príncipe na Oca”
Parque do Ibirapuera
, São Paulo, SP
De 22/10 a 20/12
www.opequenoprincipe.com
www.laboutiquedupetitprince.com

matérias relacionadas