Não caia na armadilha

por Redação
Tpm #107

Entenda como as taxas de juros influenciam suas finanças e drible os gastos desnecessários


Com crédito fácil e farto para os consumidores durante o último ano, o consumo bateu todos os recordes de venda tanto de automóveis quanto de moradias, passando por brinquedos no Dia das Crianças e presentes de toda ordem no Natal. Para a economia como um todo, o excesso de consumo causou aumento da inflação, e isso pode tirar o programa econômico dos trilhos. O que seria péssimo para todos os brasileiros.

Então, já nas primeiras semanas de janeiro de 2011, o Banco Central subiu a taxa de juros em meio ponto. Um alerta para todo o mercado de que a tendência é continuar subindo uma vez por mês. O que isso causa nas suas finanças? Essa é a questão.

Se você tem aplicações financeiras de renda fixa, por exemplo, como poupança, você já começou a ter maiores rendimentos desde janeiro. E, se a tal tendência se confirmar, a cada mês a taxa de seus rendimentos será maior que a do mês anterior. Então, ótimo para os poupadores.

Mas, se você for comprar a crédito, fique alerta. A tendência é que a cada mês os juros sejam maiores para o mesmo produto ou serviço, seja um carro ou um par de sapatos.

O que fazer com essa informação?

Programe-se, compare não só o preço, se for a crédito ou financiado, mas também, e o mais importante, compare quanto está pagando de juros. Muitos comerciantes ou financeiras não querem informar, embutindo o valor dos juros na prestação. Por isso, pegue a calculadora do seu celular ou smartphone e divida, multiplique até conseguir os juros mais vantajosos para você.

Resumindo de forma bem prática para suas finanças:

• Se você tem dinheiro, 2011 promete melhores rendimentos que o ano anterior.

• Se você vai usar crédito, financiamento ou cartão de crédito parcelado por você, a partir de agora, atenção redobrada. De antemão, saiba que: quanto mais perto do meio do ano, mais caros estarão os juros, e, no fim do ano, ainda mais caros que no meio do ano.

Aproveite 2011 e não caia na armadilha do crédito com altos juros para depois entregar seu 13º aos credores. Organize-se, planeje, invista e fique esperta!


Glória Pereira é consultora de riqueza. Autora de vários livros sobre finanças pessoais, entre eles o best-seller A Energia do Dinheiro (Campus), e do jogo Negócio Sustentável®.
Seu e-mail: gloria.pereira@sinergianet.com.br

fechar