Na ponta do mouse

por Glória Pereira
Tpm #103

Qual é a maneira mais eficaz de entender – e controlar – o que entra e sai da minha conta?

 

Quando alguém me diz: “Não sei para onde vai o meu salário...”, a afirmação atesta que a pessoa não é o piloto de sua vida! Imagine alguém que monte um cavalo e não saiba comandá-lo; o cavalo corre, salta obstáculos e provavelmente o cavaleiro vai cair muito antes do ponto de chegada. Agora imagine um carro moderno com mais de 50 cavalos sem um piloto, o estrago que pode fazer...

Dinheiro é uma energia de troca. Se você trabalha durante um mês por um salário, ou seja, por uma quantidade de dinheiro, você está trocando grande parte da sua vida por essa energia. Pense nisso!

Então, comece por refletir: o que você faria se não estivesse trabalhando por esse salário? Em seguida, comece a desenhar a vida que você quer levar nesse mês com essa energia do dinheiro que é o seu salário. Para facilitar, utilize um papel qualquer ou uma tela de iPad, de notebook ou de seu desktop; o mais importante é você tirar de dentro da sua cabeça e visualizar tanto as saídas de dinheiro quanto as entradas. Então, como se fosse um divertimento, e não um pesadelo, comece anotando as dez saídas numa coluna, as despesas que você tem com: moradia, alimentação, apresentação pessoal, transporte/locomoção, educação, lazer, saúde, presentes para você mesma e para os outros, dívidas do passado, doações.

Agora, abra novo quadro com entradas. Coloque aí o valor do seu salário. Se você tiver apenas uma entrada, aí está o erro! Comece a imaginar o que você pode fazer para criar outras entradas: vender seus serviços, vender coisas que não usa, enfim... pense que há inúmeros sites de leilões, de livros e objetos usados que poderão lhe render uma boa receita financeira.

Sem medo do Excel
Praticamente todo aparelho celular tem uma calculadora, então, some essas despesas saídas e verifique se o total é maior, igual ou menor que suas entradas. Se for menor, ótimo, você vai aprender a realizar investimentos financeiros que lhe renderão novas entradas. Se as saídas forem iguais ou maiores que as entradas, você já sabe: aumente as entradas e, se possível, diminua saídas para que você tenha recursos para investimentos que vão gerar novas entradas.

*Conclusão: o erro vital é ter apenas uma entrada, através do salário. As oportunidades são inúmeras para to make money, ou fazer dinheiro, desenvolvendo suas habilidades. No site www.sinergianet.com.br você vai encontrar vários artigos e um teste de personalidade do dinheiro para facilitar a tomar as rédeas da sua vida.

Então, qualquer planilha em Word ou Excel será apenas um auxiliar que facilita as continhas de mais e menos. Boa sorte!


Glória Pereira é consultora de riqueza. Autora de vários livros sobre finanças pessoais, entre eles o best-seller A Energia do Dinheiro (Campus), e do jogo recém-lançado Negócio Sustentável®. Seu e-mail: gloria.pereira@sinergianet.com.br

fechar