Tpm

por Flora Paul

Comprinhas, arte, oficinas: em São Paulo, a Obra de Arte é uma loja e um espaço cultural

Desde que foi inaugurada, há 13 anos, a Obra de Arte tem múltiplas funções. “No começo era para ser um espaço de cursos, wokshops, palestras”, explica Marcella Avian, uma das sócias. “Mais ou menos o que hoje é a Casa do Saber, mas voltada para o lado artístico." Cursos de cerâmica, gravura e pintura em seda eram algumas das atividades programadas. Mas hoje o espaço funciona, principalmente, como uma loja de coisinhas legais.

“Fazíamos sempre um bazar de fim de ano, que começou para juntar diferentes designers, artesãos e artistas de São Paulo”, conta Marcella. Mas as edições anuais começaram a fazer muito sucesso: tanto porque artistas começaram a mandar peças, para poder participar, quanto por visitantes que iam até a Obra durante o ano todo procurando pelos itens. “Devido ao sucesso, fomos virando uma loja, começamos a pedir para os expositores deixarem peças. Hoje estamos fazendo a reabertura para fixar que vamos funcionar como loja durante o ano todo.

"Agora, a meta do espaço é focar como loja. A promessa é de novos expositores e peças de roupa assinadas por Lana Macedo, joias de Renato Camargo e Salvador Camargo, objetos de decoração. “Quase todas as peças levam o título de únicas, porque não têm tiragem industrial. São pouquíssimas exceções, com os toy art."

Mas já é possível fazer oficinas de histórias em quadrinhos (R$ 200 mensais) e até mesmo de vitrais (em torno de R$ 600 por módulo). A ideia, no próximo ano, é aumentar a programação cultural e artística do espaço, com mais workshops, palestras, exposições e outros eventos, para aproveitar o jardim da Obra de Arte. Para entender bem o conceito, Marcella dá a dica: “O espaço fala muito melhor por si mesmo do que qualquer pessoa possa dizer sobre ele”.

Vai lá:
Obra de Arte
R. Indiaroba, 97, Moema, São Paulo, SP
De segunda a sexta das 10h às 18h
Tel.: (11) 5535-5928

fechar