play

Mostra Billy Wilder

por Gabriela Sá Pessoa

Tributo ao diretor no CineSESC é chance de rever clássicos restaurados com Marilyn Monroe

Pense em Marilyn Monroe. Se o que você visualizou não é a imagem dela na série de serigrafias Marilyn, de Andy Warhol, provavelmente a atriz está usando um vestido branco, esvoaçante, enquanto caminha sobre uma saída de ar. A imagem em questão é de uma cena de O pecado mora ao lado (1955), filme de Billy Wilder.

Considerado um dos grandes mestres do cinema, o diretor ganhou um sem número de prêmios (só de Oscar foram seis) e criou cenas consideradas cinematograficamente perfeitas, em filmes que abordavam temas até hoje espinhosos. Transexualidade, homoafetividade, alcoolismo, o culto doentio às celebridades - tudo isso estava lá, em clássicos como Crepúsculo dos deuses (1950), Quanto mais quente melhor (1959, considerada a melhor comédia de todos os tempos) e Farrapo humano (1945).

A partir desta sexta (21), essa obra será homenageada pelo CineSESC na Mostra Billy Wilder, que exibe 26 filmes do diretor em cópias restauradas. Além de todos esses clássicos, destaque também para Se meu apartamento falasse (1960), que mistura romance com a crítica à ambição desenfreada.

Veja a programação completa no site do CineSesc.

Vai lá: Mostra Billy Wilder – CineSESC, r. Augusta, 2075, Cerqueira César, São Paulo, SP, até 4/7, grátis. 

 

 

 

fechar