play

por Natacha Cortêz

Com direção de Heitor Dhalia, Thiago Pethit lança videoclipe curta-metragem; veja making of fotográfico

O cantor e compositor Thiago Pethit acaba de lançar o terceiro videoclipe do álbum Estrela DecadenteMoon. "Venho chamando de pequeno filme, pois é também uma versão estendida da música", contou com exclusividade para a Tpm.

O vídeo tem a direção de Heitor Dhalia - é a estreia do cineasta em videoclipes - e roteiro original do próprio Thiago em coautoria com a amiga e também cineasta Vera Egito. O curta-metragem foi filmado em uma madrugada gelada de julho, noite adentro na cidade de São Paulo, e mistura histórias que acabam se cruzando pelo acaso. Um grupo de garotos de programa, um casal e outros personagens da própria metrópole. 

Gravado com estrutura, equipe e formato de cinema, o vídeo traz dois atores estreantes, Lucas Veríssimo e Vini Uehara. A atriz Nara Chaib Mendes também está no elenco, além de outros 14 coadjuvantes, entre eles, o cantor.

Conversamos com Thiago sobre o novo trabalho e a experiência de gravar com Dhalia. Na galeria, com exclusividade, um making of fotográfico.

O argumento original do roteiro é seu. Quais foram as inspirações para escrevê-lo? A música foi o começo da inspiração. Heitor teve a ideia de ter lobos no clipe, há muito tempo atrás. Depois, discutimos a possibilidade de tratarmos sobre garotos de programa. E eu pensando na música e em filmes ou histórias que me inspiram, escrevi essa combinação das 2 primeiras ideias. Acho que a maior inspiração mesmo foi a vontade de falar sobre o que é puro, realmente puro, e só se encontra nos lugares mais sujos e inimagináveis.

Fora as composições, você costuma escrever outras coisas? Não tenho esse costume de escrever, mas tudo que faço tem um roteiro na minha cabeça ao menos. O argumento foi isso. Transformar essas ideias em uma historia e colocar no papel, para depois a Vera Egito fazer a mágica acontecer enquanto roteirista. 

A cidade de São Paulo é uma protagonista na história? São Paulo é praticamente um ator principal. A entrada do minhocão e outros lugares como o Edifício Planalto, onde filmamos no rooftop amanhecendo. Mas queríamos fugir dois cliches desse universo em SP, como a Rua Augusta ou o Trianon [o parque], justamente para levar a historia a qualquer megalópole imaginável.

Como foi trabalhar com o Heitor, e por que ele dessa vez e não a Vera? Foi uma das experiencias mais entusiasmantes da minha vida. Me senti brincando de fazer cinemão. Com todos os apetrechos na mão. Heitor é um gênio e é generoso demais. Nesse trabalho, acho que foi importante abordar tudo de um ponto de vista mais masculino, embora seja uma historia bastante sensível por um lado. E delicada. Os homens sensíveis, e as mulheres fortes. Já ate falamos disso em outra entrevista. Mas, ao mesmo tempo, sinto que o trabalho teve a Vera ali ao lado, no roteiro, nas ideias e com a presença dela, em tudo.

Você também atua no clipe, certo? É sua primeira vez atuando em um vídeo seu? Como foi a experiência? É a primeira vez, enquanto personagem mesmo. Eu acho confuso, mas me diverti bastante. Adorei brincar de garoto de programa, mas confesso que por estar assinando o clipe, me retirei de algumas cenas mais... "calientes". Pra não forçar a barra. [risos] 


Vai lá: www.thiagopethit.com

fechar