Fomos ao Yoga pela Paz conferir o que as pessoas que praticam a modalidade estão vestindo
Começou hoje o evento Yoga pela Paz, uma espécie de "corrente do bem" mundial, como define a organização do projeto. O movimento começou em Washington, em 1993, e agora se espalha por 11 cidades brasileiras. A programação acontece entre hoje e domingo, dia 16, com um grande encerramento no parque do Ibirapuera.
A primeira série de atividades do Yoga pela Paz começou às 7 horas da manhã de hoje, na Cia Athletica, em São Paulo, em uma maratona de aulas que vai até as dez da noite. Fomos até o espaço conferir o que os praticantes estão usando, já que tendências da estação, como as calças cenoura e as "confort clothes" (expressão fashion para o famoso moletom), são consagradas no armário de quem faz ioga.
1. Maria Teresa faz ioga há quatro anos. Para ela, ioga significa liberdade e tranquilidade. Na hora de escolher o que vestir para a prática, escolhe peças "de acordo. Têm de ser firmes, gostosas e confortáveis. E prefiro cores mais neutras".
2. Marcelo Jucá pratica ioga há um ano e quatro meses. "Acho ioga um negócio visceral. Não mexe só com os músculos mas com a cabeça, os órgãos internos." Escolhe o que vestir pegando a primeira peça que encontra no armário: "Sou desencanado. Por sorte hoje combinou!".
3. Fátima Rodrigues faz ioga há nove anos e considera que a ioga proporciona maior qualidade de vida. Para se vestir, gosta de roupas cômodas. E bem coloridas. "Uso cores que me deem energia, assim como o Sol!"
4. Helena Yang fez um ano de ioga, mas confessa que ultimamente anda meio parada, fazendo uma aula ou outra. "É a única modalidade de esporte que me atrai. É meu esporte, saio da aula feliz", conta. Para se vestir, escolhe sempre cores neutras, mais fáceis de combinar entre si. E, visando o conforto, sempre prefere roupas de algodão.
5. Luciana Gomes faz ioga há nove anos: "É um meio de viver melhor". Para se vestir, confessa que não importa a ocasião, só tem roupas confortáveis no armário. "Escolho roupas que me deem movimento".
6 e 7. Sri Gouinda Dinda Das e Silvio Peroti são músicos que acompanham o mantra das aulas de ioga. Brahma autêncio, Sri Goinda pratica há mais de 30 anos. "Ioga é uma busca e um fim do verdadeiro propósito da vida. E minhas vestimentas expressam minha folosofia de vida", conta ele, que já foi consultor da novela Caminho das Índias. Silvio Peroti pratica a bagti ioga, a ioga devocional. "É a ioga do coração, um caminho de se chegar a Deus." Para ele, a forma como se veste não importa: "Não é o principal da ioga".
8. Bia Kimura pratica há oito anos. "É uma filosofia de vida", diz ela, que também dá aulas de ioga. Para se vestir, muitas cores. "Gosto de cores vivas. Gosto de coisas com mais vida, em todos os sentidos."
9. Marília Lins faz ioga há dois anos. Considera ser uma "forma de autoconhecimento e expansão da mente". Se veste com roupas confortáveis para praticar. "E gosto de roupas que combinem com minha personalidade."
10. Itaumara Costa, praticante de ioga há cinco anos. "Ioga é minha vida, meu caminho espiritual e meu exercício físico", resume. Para se vestir, não tem dúvidas: "Uso roupas confortáveis, soltinhas e coloridas".
Vai lá:
Confira agendas e lugares no site www.yogapelapaz.org
Yoga pela paz no Parque do Ibirapuera
Av República do Líbano, portão 7 e 8, Ibirapuera, São Paulo
Domingo, 16 de agosto, das 9h às 13h