Duas receitas vegetarianas atendendo a pedidos das leitoras da Tpm
Seu desejo é uma ordem! Depois de alguns leitores darem suas sugestões aqui para a coluna, escolhi, dentre elas, a cozinha vegetariana. Foi um desafio pra mim, já que sou extremamente carnívora e desconhecia um pouco desse mundo. Uns livros aqui, uns sites ali, deu para entender muita coisa e, confesso, vale a pena aderir a esse estilo de vida.
Primeiramente, para quem não sabe, o termo "vegetariano" não tem nada a ver com uma dieta só de vegetais. A palavra vem do latim vegetus que significa "saudável", "vigoroso". Bom saber também que adeptos da vertente vegan, além de também não comerem carne de animais at all - tanto carne bovina, quanto aves e peixes - não consomem qualquer outro produto que seja obtido através de sofrimento animal, incluindo leite e ovos.
As duas receitas que vou passar aqui hoje são riquíssimas em vitaminas e fazem um bem danado à saúde. A primeira é um bolinho de batata com brócolis, cenoura ralada e curry. Claro, nada de fritura, é levado ao forno e em trinta minutinhos está pronto. Já a segunda receita é uma sobremesa, bem básica, onde é só misturar iogurte, açúcar mascavo e melão.
Aos que acompanham esta coluna, já perceberam que sigo a linha de "variar é viver". Pois bem, no bolinho você pode colocar qualquer outro ingrediente, espinafre, pimentão, ervilha, alho poró, cogumelos, beterraba e a massa, em vez de farinha de trigo, pode ser farinha de grão de bico. Na sobremesa, troque as amêndoas por outro tipo como castanha de caju, pistache, assim como a fruta, que fica a seu gosto.
O maior segredo aqui, além das possíveis variações, está no tempero, vale descobrir que existem muitos que combinam com esta dieta. Não se limite ao hambúrguer de soja e a salada de quinua, comer não é para ser rotina, muito menos um ato sofrido. Receitas básicas e que levam carne podem se transformar em uma receita vegetariana. Pense que alguns alimentos podem entrar na sua dieta, como uma panqueca de grão de bico, verduras recheadas, hambúrguer de lentilha, macarrão integral, molhos, purês, tipos de feijão e arroz, refogados, sem contar as saladas! Métodos de cocção fazem muita diferença, mudam o sabor e textura de alimentos repetidos. Pense um pouco mais verde, seu corpo agradece.
Bolinho de Legumes
Ingredientes
300 g (3 un) de batata
100 g de brócolis
50 g de cenoura
1/2 xícara de farinha de trigo
azeite
salsinha picada
cebolinha picada
curry a gosto
pimenta do reino preta moída
sal
Passo a Passo
1. Pré aqueça o forno em 180 C.
2. Descasque e cozinhe as batatas até que estejam macias e amasse-as com um garfo.
3. Pique o brócolis e rale a cenoura. Em seguida, misture ambos nas batatas amassadas, coloque o curry, a cebolinha e a salsinha.
4. Adicione a farinha para dar liga. Se ainda estiver grudando muito, adicione mais farinha até dar o ponto certo, depois tempere.
5. Unte uma forma com azeite, modele a massa com as mãos, como um mini quibe, coloque na forma e asse por 30 minutos.
6. Sirva com limão ou mostarda.
7. Esta receita rende 20 unidades de bolinhos
Dica
Se você tiver um espremedor de batatas, não perca tempo descascando-as porque depois de cozidas, na hora de espremer, a casca não passa pelo espremedor.
Iogurte com Açúcar Mascavo e Melão
Ingredientes
250 ml de iogurte natural
1 colher de sopa de açúcar mascavo
Melão cantaloupe (polpa laranja) a gosto
Amêndoas a gosto
Passo a Passo
1. Misture bem o iogurte com o açúcar mascavo.
2. Corte o melão em cubinhos, jogue por cima do iogurte e decore com amêndoas.
(Carolina Vilarinho, 21 anos, paulistana legítima, é gastrônoma e aspirante a fotógrafa. Resolveu não só ficar com a barriga no fogão, mas também escrever sobre suas experiências gastronômicas e mostrar que cozinha tem muito a ver com praticidade. Seu blog é o www.jornalgourmet.com e semanalmente, às sextas, ela dá suas dicas aqui no site.)