Menstruar sem absor­vente? Estamos fora

por Nina Lemos
Tpm #140

A mania mais absurda do mês

Não depilar: legal. Cada um faz o que quer e lutar contra a obsessão de ter o “corte da moda” nos pelos pubianos pode ser bem legal. Agora, tudo no mundo tem limite. E eis que algumas feministas radicais gostaram da ideia do free bleeding, em que o sangue jorra livremente, sem absorvente. Menos, gente, menos.

Fotos de moças sangrando pelas coxas começaram a circular no Facebook como uma bizarria. Fomos pesquisar e descobrimos que tudo começou com uma notícia fake. Ou seja, tudo poderia ser só um meme passageiro. Só que tem gente discutindo a sério até agora! O que as moças defendem: menstruar não é nada nojento (concordamos) e é natural (claro!). Só que, gente, fazer xixi também é normal e nem por isso fazemos no meio da rua!

Mas o problema maior, segundo as rebeldes, é que os absorventes foram inventados por homens – que provavelmente queriam oprimir as mulheres. Socorro! Será que quem inventou a roda foi um homem? E se foi um homem a gente não pode usar a roda? Menos, muito menos. Estamos jogando fora nossos iPhones porque eles foram inventados pelo Steve Jobs?

A alternativa das menos radicais seria usar um cloth pad, um tampão de pano que pode ser comprado em lojas naturebas da Europa. É algo que, depois de usado, pode ser lavado e reutilizado, o que evitaria a destruição do mundo com os absorventes jogados no lixo todos os meses. É a volta da toalhinha, que não deixou saudades nas nossas avós.

Para você que quer ser politicamente correta na hora de menstruar, a Tpm testou absorventes bio, feitos com materiais recicláveis, e comprovou: é super ok. Dá para usar de boa e é quase a mesma coisa que os outros.

Agora, test-drive de free bleeding ou de cloth pad a gente não vai fazer, não.

fechar