Logo Trip

Mem de Sá, 100

Fotojornalista passou três anos fotografando num casarão de travestis no centro do Rio

Mem de Sá, 100

Por Natacha Cortêz

em 25 de setembro de 2013

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

Entre os dias 1º e 30 de outubro, a cidade de São Paulo recebe a exposição individual Mem de Sá, 100, da fotojornalista carioca Ana Carolina Fernandes. A série é composta por 17 fotos e estará exposta na DOC Galeria, na Vila Madalena. Com curadoria de Eder Chiodetto, ela é fruto de um trabalho de imersão que Ana desenvolveu nos últimos três anos em um casarão alugado por travestis do centro do Rio de Janeiro.

O primeiro contato com o casarão aconteceu em 2003, quando a fotojornalista conheceu a travesti Luana Muniz, também conhecida como “A Rainha da Lapa”. Luana é a dona do casarão e aluga quartos para outros travestis morarem e, eventualmente, fazer programas, já que todas lá trabalham se prostituindo.

Em março de 2011, a fotógrafa começou a frequentar o lugar. “Cheguei ao casarão sem nenhum julgamento ou moralismo. Muito pelo contrário, as travestis me instigavam. Só comecei a fotografar depois que elas começaram a ter total confiança em mim, o que ocorreu muito rápido e logo depois veio a cumplicidade. Sempre foi um trabalho feito com muita verdade e isso ficava muito claro,” conta.

Ana ainda disse a Tpm que a vontade de fotografar a rotina do casarão e seus personegens veio de um interesse na complexidade e sutileza da personalidade e estética dos travestis. “O fato deles carregarem simbolos masculinos e femininos ao mesmo tempo, por exemplo.” Durante sua experiência, a maior surpresa que teve foi descobrir que a maioria deles sonhavam com vidas ordinárias e muito simples, com direito a casamento e filhos, “igual a vida de qualquer dona de casa brasileira”.

Vai lá: “Mem de Sá, 100”
Quando? de 1º a 30 de outubro, de segunda à sexta das 11h às 13h e das 14h às 19h, sábado das 11h às 14h
Onde? DOC Galeria – Rua Aspicuelta, 662, Vila Madalena, São Paulo – SP
Quanto? gratuito

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon