por Natacha Cortêz

Fotojornalista passou três anos fotografando num casarão de travestis no centro do Rio

Entre os dias 1º e 30 de outubro, a cidade de São Paulo recebe a exposição individual Mem de Sá, 100, da fotojornalista carioca Ana Carolina Fernandes. A série é composta por 17 fotos e estará exposta na DOC Galeria, na Vila Madalena. Com curadoria de Eder Chiodetto, ela é fruto de um trabalho de imersão que Ana desenvolveu nos últimos três anos em um casarão alugado por travestis do centro do Rio de Janeiro.

O primeiro contato com o casarão aconteceu em 2003, quando a fotojornalista conheceu a travesti Luana Muniz, também conhecida como “A Rainha da Lapa”. Luana é a dona do casarão e aluga quartos para outros travestis morarem e, eventualmente, fazer programas, já que todas lá trabalham se prostituindo.

Em março de 2011, a fotógrafa começou a frequentar o lugar. “Cheguei ao casarão sem nenhum julgamento ou moralismo. Muito pelo contrário, as travestis me instigavam. Só comecei a fotografar depois que elas começaram a ter total confiança em mim, o que ocorreu muito rápido e logo depois veio a cumplicidade. Sempre foi um trabalho feito com muita verdade e isso ficava muito claro,” conta.

Ana ainda disse a Tpm que a vontade de fotografar a rotina do casarão e seus personegens veio de um interesse na complexidade e sutileza da personalidade e estética dos travestis. "O fato deles carregarem simbolos masculinos e femininos ao mesmo tempo, por exemplo." Durante sua experiência, a maior surpresa que teve foi descobrir que a maioria deles sonhavam com vidas ordinárias e muito simples, com direito a casamento e filhos, "igual a vida de qualquer dona de casa brasileira".

Vai lá: “Mem de Sá, 100”
Quando? de 1º a 30 de outubro, de segunda à sexta das 11h às 13h e das 14h às 19h, sábado das 11h às 14h
Onde? DOC Galeria - Rua Aspicuelta, 662, Vila Madalena, São Paulo - SP
Quanto? gratuito

fechar