Luxo temporário

por Natacha Cortêz
Tpm #137

O aluguel de bolsas de grife é alternativa para quem quer a it bag da vez, mas se recusa a pagar milhares de reais

Por cerca de R$ 18 mil você se torna dona de uma Chanel 255 tamanho G, a it bag dos acessórios de luxo. Por uma fração desse preço – R$ 560 no site especializado em alugar bolsas de grifes famosas, o Bolsa etc – ela pode ser sua por um mês inteirinho.

A vantagem de alugar, conta a produtora audiovisual Bianca Ribeiro, 26, é poder variar sempre e usar a tendência da vez sem desembolsar fortunas. Bianca é cliente do serviço, e entre seus últimos aluguéis estão uma Fendi, uma Prada e uma Marc Jacobs. “Costumo ficar com a bolsa por um mês e curtir ela.” Se alguém pergunta como consegue trocar tanto de modelo, ela não esconde: “Falo do site, faço propaganda mesmo. Mulher tem paixão por bolsa, sabia? Pra mim, alugar é a forma mais prática e econômica de usar várias delas”.

Para a nutricionista Bárbara Martins, 31, que aluga bolsas há quase um ano, a graça também está na novidade. “Não sou daquelas que usa a mesma bolsa por meses. Gosto de novos modelos, e comprar a próxima Celine toda vez que lançam é inviável.” Ela ainda diz que, quando procura um acessório de luxo, o que a convence não é a marca: “Não quero porque é Prada, mas porque sou louca pelo design e pela qualidade. Até porque é fácil encontrar réplicas por aí. Essas eu não usaria”.

Joanna Moura, 29, publicitária e autora do blog Um ano sem Zara, foi convidada a testar a experiência de ter uma Chanel por uma semana. “Não condiz com minha ideia de consumo de moda. Era como se eu estivesse alugando o status de ter uma Chanel por aqueles dias. E por mais de R$ 300? Esse é o preço que pago pelas minhas bolsas!”, explica. O custo-benefício do serviço não compensa para a publicitária, que não tem nas grifes um fator decisivo de compra. “Estou numa fase de desapegar de marcas. Quero que o produto combine comigo e que caiba no meu estilo de vida, especialmente no meu orçamento.”

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