Logo Trip

Imagem não é tudo!

Há 8 anos batemos na tecla de que a imagem não pode (des)governar sua vida. Um retrospecto

Imagem não é tudo!

Por Nina Lemos TPM #91

em 14 de setembro de 2009

COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon

TPM #1 | Maio 2001

 

Sem maneiras de segurar seu homem

A Tpm surge nas bancas, em 2001, com esta chamada de capa. Sim, sem maneiras de segurar seu homem quer dizer também: “Sem virar outra pessoa para ter namorado” ou “Sem fazer regime só para arrumar homem”. A ideia surgiu quando parte da equipe ficou presa em um restaurante no meio de uma tempestade e passou o tempo conversando. A mesma edição inaugura, no Badulaque, o Antes e Depois em que a foto é igual. Resumo: a pessoa fez a dieta. Só que não adiantou nada.

TPM #7 | Dezembro 2001

Você não é FEIA!

Em dezembro de 2001 a Tpm aparece com esta chamada na capa. A reportagem explica: “Você não é gorda nem feia! Mas tem gente TRABALHANDO para que você se sinta exatamente assim. Em nome da beleza, querem mantê-la CONSUMINDO sempre, ainda que isso signifique danos para a sua saúde. A busca infinita pelo corpo ‘ideal’ pode te fazer ansiosa e te deixar frustrada. E o que vai ser de você quando você envelhecer?”.

Exemplo: “GORDURA LOCALIZADA: O COMBATE À FLACIDEZ E À GORDURA LOCALIZADA É QUASE UMA VIAGEM NO TEMPO, DE VOLTA AOS PORÕES DO DOI-CODI. NAS CLÍNICAS DE ELETROLIPFORESE, AGULHAS SÃO ESPETADAS NOS FOCOS GORDUROSOS E LEVAM CORRENTES ELÉTRICAS DE BAIXA FREQUÊNCIA”

TPM #13 | Agosto 2002

Pare de tomar a pílula!

Em 2002, a Tpm publica uma reportagem (finalista ao Prêmio Esso de Criação Gráfica, em 2002) que começa com a pergunta: “Sabe aquela sua amiga que toma uma bolinha para emagrecer?”. E continua: “Ela pode ficar viciada de verdade ou desenvolver um distúrbio chamado ‘psicose anfetamínica’. Quem receita os tais remédios são médicos, onde muitas meninas são levadas por suas próprias mães”. Ouvimos relatos apavorantes. E vimos médicos serem xingados, por outros mais sérios, de narcotraficantes. A edição contém uma bula que mostra, por exemplo, que. . .

62% DOS USUÁRIOS DE MEDICAMENTOS PARA EMAGRECER NÃO SÃO OBESOS”

97,5% DAS PESSOAS QUE CONSOMEM ANFETAMINA SOFREM ALGUM EFEITO COLATERAL”

“Segundo a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), o Brasil consome quase 30 toneladas de anfetaminas por ano.” (Notícia publicada no jornal O Estado de S. Paulo em março de 2007)

 

TPM #16 | Novembro 2002

 

Verão 2003

A Tpm coloca uma boneca inflável na capa em novembro de 2002, enquanto as outras revistas femininas publicam seus truques de como chegar “em forma” no verão. A matéria “Sem maneiras de transformar seu corpo” escracha os regimes miraculosos. Publicamos um pôster com a boneca inflável e a capa da revista Uma Ova, cujas chamadas de capa eram:

“EXCLUSIVO! SEM MANEIRAS DE MODELAR  SEU CORPO PARA O VERÃO!”

“DIETA INCRÍVEL: EM UMA SEMANA ELA PERDEU SETE DIAS!”

“PROGRAMA INCENDIÁRIO: QUEIME A CELULITE, E TAMBÉM A PELE, OS MÚSCULOS E OS OSSOS”

 

TPM #16 | Novembro 2002

A era do narcisismo

Em junho de 2003 a Tpm lança oficialmente a campanha “Imagem não é tudo”, que nasce de uma matéria homônima com a seguinte abertura: “A busca por uma imagem perfeita é hoje grande o suficiente para fazer com que as pessoas ignorem coisas como amizades verdadeiras e amores sinceros para valorizar apenas o que pode ser avaliado por fora. Um estranho fenômeno que os psicanalistas chamam de ‘a era do narcisismo’.”

INSATISFAÇÃO GERA LUCRO
“A corrida ao corpo perfeito gera lucros e, quanto mais insatisfeita a mulher, melhor para a indústria do emagrecimento.” (Trecho de matéria publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo em março de 2007)

 

TPM #31 | Abril 2004

 

Meu pinto é pequeno, porra!

Dessa vez, focamos a campanha “Imagem não é tudo” nos homens. Conclusão: eles também sofrem da “síndrome do espelho torto”, só que, no caso deles, em vez de gorduras que não existem, o espelho distorcido mostra um pinto pequeno demais. O que é isso? Pura distorção de imagem.

TPM #36 | Setembro 2004

É a sua cara?

“Boca de Angelina Jolie, nariz de Jennifer Aniston, sobrancelha de Catherine Zeta-Jones. Esse composé pode ser seu. Basta que você tenha resistência à dor, dinheiro e tempo.” Assim abrimos a reportagem de setembro de 2004, que trouxe as seguintes pérolas:

“Hoje só é complexado quem quer”, disse um cirurgião plástico de São Paulo.

“Buscar felicidade mudando a fisionomia é querer preencher um vazio de forma milagrosa”, atestou o psicanalista do HC, Alexandre Saddeh.

QUE MICHAEL!
“40% das plásticas de nariz são refeitas”, diz matéria publicada pela Folha de S.Paulo em 2008. Pacientes fazem de três a nove cirurgias para correção de rinoplastias e, insatisfeitas, repetem o procedimen­to

 

TPM #45 | Julho 2005

 

Quando a moda vira doença

Em julho de 2005 resolvemos comparar o IMC (Índice de Massa Corporal) das modelos com o das refugiadas somalianas famintas. Com composites de modelos na mão, o psiquiatra Fábio Salzano, do Hospital das Clínicas, nos provou que muitas das meninas estavam tão desnutridas que nem menstruavam mais.

MORTE POR ANOREXIA
A modelo Ana Carolina Reston morre em junho de 2006, vítima de complicações causadas pela anorexia. Ela havia declarado que, sete meses antes, tinha perdido o controle e parado de comer. A morte da modelo faz com que o assunto anorexia e distúrbio de imagem vá parar na capa das principais revistas femininas e nos programas de TV. Mas logo depois a mídia esqueceu o assunto e continuou estampando mulheres magérrimas na capa de suas revistas e em seus programas televisivos.

GORDINHAS NA PASSARELA
Uma das semanas de moda mais importantes do mundo, a de Milão, adere à causa antianorexia e coloca modelos gordinhas para desfilar na temporada que lançou as coleções 2007-2008.

SENHORA PASSARELA
Em janeiro de 2009, o estilista Ronaldo Fraga colocou, na passarela da Fashion Week, 27 idosos com mais de 65 anos para desfilar. Tpm bateu palmas para ele!

 

TPM #69 | Setembro 2007

Um brigadeiro e a culpa, por favor

“Por que perdemos o prazer de comer?” Com esse título, a reportagem da Tpm de setembro de 2007 mostra que tomar um copo de refrigerante ou comer um pedaço de bolo virou um “pecado”. Para muitas mulheres, comer coisas gostosas virou uma “loucura!”. Reproduzimos algumas embalagens de coisas saborosas com slogans como:

“Lasanha light. Sem carboidrato. Sem gordura. Sem amor de mãe. Sem domingo com a família”

“Sorvete light. Zero açúcar, zero colesterol, zero sabor, zero prazer”

 

TPM #84 | Fevereiro 2009

 

Fim de feira!

A Tpm de fevereiro de 2009 mergulha no mundo das mulheres fruta e desvenda o fenômeno do hype da feira livre. De morango a jaca, passando por banana, fomos investigar o que leva essas mulheres a gostar de tais títulos.

“As pessoas me criticam, mas sabem quanto eu estou ganhando para rebolar a bunda em um clipe, que seja? Eu quero mais é fazer muitas capas de revista, juntar meu dinheiro. Aproveitar enquanto der.” (Andressa Soares, a Mulher Melancia, para a reportagem da Tpm)

PISCA-BUMBUM
Em abril de 2008, Andressa Soares, a Mulher Melancia, é capa da Playboy. Assim como ela, outras mulheres fruta, como a Melão, a Moranguinho e a Jaca, fazem sucesso mostrando seus peitos e bundas por aí

BETH DITTO NUA NA CAPA DO NME
A vocalista da banda The Gossip, gorda e feliz com o seu peso, posa nua para o semanário inglês New Musical Express. Ela, que já havia sido eleita musa cool na Inglaterra no fim de 2006, é considerada também, segundo os leitores do NME, uma das mulheres mais sexies do mundo.

PHOTOSHOP FREE!!!
A revista Época publica, em junho de 2009, reportagem com fotos de modelos como Isabeli Fontana, Raquel Zimmermann e Raica Oliveira de cara limpa, sem retoques de Photoshop. O fotógrafo alemão Peter Lindbergh lança movimento contra os excessos da manipulação da imagem e em defesa das mulheres reais.

Nós assinamos embaixo e comemoramos!

PALAVRAS-CHAVE
COMPARTILHE facebook share icon whatsapp share icon Twitter X share icon email share icon